Guia de Fauna do Parque Nacional do Iguaçu | WWF Brasil

Guia de Fauna do Parque Nacional do Iguaçu



03 julho 2014    
Guia de Fauna do Parque Nacional do Iguaçu
© WWF-Brasil
As áreas do Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil, e do Parque Nacional Iguazú, na Argentina, chegam a 244 mil hectares protegidos de Mata Atlântica e abrigam mais de 250 espécies de árvores. Estima-se ainda que mais de 550 espécies de aves, 120 de mamíferos, 635 espécies de borboletas, 79 de répteis e 55 de anfíbios possam ser encontradas lá. É um dos parques naturais mais visitados do País, que movimenta a economia local, regional e nacional.

A Mata Atlântica está entre os cinco biomas mais ricos em diversidade biológica do mundo, fonte de água para 60% da população brasileira. Controla o clima, protege encostas, permite pesquisas e abriga milhares de espécies vegetais e animais que podem ser facilmente observadas nas trilhas das matas e no Rio Iguaçu. Sua importância se reflete na economia, no desenvolvimento e nas relações sociais das cidades, entre muitos outros aspectos.

Entretanto, é um dos ecossistemas mais ameaçados do mundo atualmente. Já cobriu boa parte do território brasileiro mas, hoje, está fragmentado e reduzido a apenas 11,7% do que era originalmente.

Considerando a riqueza da biodiversidade da região, o WWF-Brasil sempre se envolveu com este bioma e trabalha ativamente com projetos para a conservação dos remanescentes desta floresta. Por tudo que a Mata Atlântica, sua fauna e flora, seus povos e culturas representam para o País, o WWF-Brasil produziu este guia sobre a fauna do Parque Nacional do Iguaçu. Com esta publicação, esperamos contribuir para a conscientização dos visitantes e da população em geral sobre a importância da conservação deste patrimônio nacional. E o primeiro passo é o conhecimento.

Boa caminhada!

Guia de Fauna do Parque Nacional do Iguaçu
© WWF-Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA