Parque Nacional Cavernas do Peruaçu recebe infraestrutura para o turismo
02 dezembro 2013
Belezas naturais da região, como o Janelão, serão abertas para visitação em 2014
Por Bruno MoraesLocalizado no Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, no norte de Minas Gerais, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é uma das várias Unidades de Conservação da região que chama atenção pela beleza natural. A arte rupestre datada de mais de 10 mil anos nas paredes, o Janelão e as diversas Grutas - ricas em beleza e biodiversidade - são atrações ainda inexploradas pelo grande público. O Parque, criado em 1999, ainda não é aberto para o turismo, mas as obras de infraestrutura já iniciaram. A previsão de término é julho de 2014. No total, seis roteiros de visitação e oito grutas serão abertas ao público.
O WWF-Brasil apoia o desenvolvimento socioambiental do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu por meio de ações de conservação em parceria com diversas instituições no âmbito do Programa Cerrado Pantanal. No Parque Cavernas do Peruaçu, temos uma parceria com o Instituto Biotrópicos para o monitoramento de mamíferos de médio e grande porte do Cerrado, além do trabalho na Bacia do Rio Peruaçu – desenvolvido pelo Programa Água Brasil.
Dentro do Projeto Executivo das Trilhas e Estradas, três grandes atividades estão sendo desenvolvidas: ações de manejo nas trilhas, implantação de equipamentos facilitadores e implantação da sinalização. Serão feitas correções e adequações no traçado das trilhas, instalação de equipamentos facilitadores e sinalização visual para sinais indicativos (orientação, aviso e informação em estradas, edificações e pontos de visitação). Também consta a instalação de placas indicativas para o visitante estrangeiro.
A abertura do Parque Nacional atende a Lei 9.985/2000 – que estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) -, no que se refere às Unidades de Proteção Integral na implementação da área de uso público do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (PNCP). "Com isso, também esperamos contribuir e fomentar o turismo no norte de Minas Gerais, mais especificamente a microregião de Januária", afirma Evandro Pereira da Silva, chefe do PNCP/Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).
Estão sendo realizadas obras de infraestrutura para Sistema de Abastecimento de Água e Tratamento Sanitário de Efluentes; Reforma e Construção de Edificações; Melhoria das Estradas; Roteiros de Visitação, Equipamentos Facilitadores e Sinalização. Todas seguem as orientações do Plano de Manejo do PNCP, elaborado em 2005, que é um documento técnico para abranger a área da Unidade de Conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica social das comunidades vizinhas.
A gestão dos serviços contratados para as obras de infraestrutura está sob coordenação do Instituto Ekos Brasil e as atividades desenvolvidas são supervisionadas pelo ICMBio (Coordenação Regional de Lagoa Santa-CR11). A Gestão da Unidade possui iniciativas através do Programa do Governo Federal e do PRONATEC/Instituto Federal do Norte Minas - Campus Januária que fará a capacitação de guias das comunidades do entorno do Parque Nacional (curso com 25 alunos das comunidades do Fabião I, Fabião II, Vargem Grande, Levinópolis e Riacho da Cruz, nos municípios de Januária e Itacarambi-MG).
Roteiros de visitação previstos para ser abertos ao público:
• Roteiro 1: CAV Janelão - Lapa do Boquête
• Roteiro 2: CAV Janelão - Lapa do Índio e Lapa Bonita
• Roteiro 3: CAV Janelão - Gruta do Janelão
• Roteiro 4: CAV Janelão - Lapa dos Desenhos
• Roteiro 5: Casa do Silu - Lapa do Caboclo - Lapa do Carlúcio
• Roteiro 6: Casinha do Rezar - Lapa do Rezar
Assista ao vídeo sobre a nossa última visita ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu: