WWF-Brasil participa da 1ª Feira Florestal da Amazônia



26 setembro 2013    
Objetivo é divulgar os trabalhos que o WWF-Brasil e a Unifloresta vem desenvolvendo junto ao setor de madeira florestal, tanto do Pará quanto de outras localidades do Brasil.
© WWF-Brasil / Frederico Brandão
Por Frederico Brandão

Acontece até amanhã (27), a 1ª Feira Florestal da Amazônia, a mais importante do segmento da região norte, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém. O WWF-Brasil e a Associação da Cadeia Produtiva Florestal da Amazônia – Unifloresta participam como expositores com um estande em que estão disponibilizadas publicações e informações sobre os trabalhos que as duas organizações vem desenvolvendo junto ao setor de madeira florestal, tanto do Pará quanto de outras localidades do Brasil.

Com inicio no ultimo dia 24, a expectativa é de que a Feira receba cinco mil visitantes nos quatro dias de evento. “Não poderíamos deixar de participar. A Feira reúne os grandes representantes do setor florestal, além de ser realizado no estado que é o maior produtor e exportador de madeira do Brasil”, avalia Ricardo Russo, analista de conservação do WWF-Brasil. “Serão importantes momentos de conversa, articulação e maior aproximação com alguns dos protagonistas da cadeia produtiva e organizações parceiras”, afirma.

Para Hélio Oliveira, presidente da Unifloresta, a Feira é uma excelente oportunidade de fortalecer a Associação com a exposição dos serviços oferecidos. “Por meio do evento, queremos aproximar, interagir e conseguir novos associados para que comecem a receber nossos projetos de sustentabilidade”, revela. Atualmente, a organização possui cerca de 60 associados, que recebem desde serviços jurídicos, como defesas judiciais ambientais e atuações junto aos juizados especiais, como serviços técnicos, entre planos de manejo e inventários florestais.

O apoio do WWF-Brasil ao setor madeireiro faz parte do projeto Governança Florestal e Comércio Sustentável da Madeira Amazônica, desenvolvido pelo WWF-Brasil, em parceria com a Rede Amigos da Amazônia e a Comunidade Europeia. O objetivo é contribuir para que o manejo florestal e o comércio da madeira ocorram de forma sustentável até o ano de 2020. Para isso, o projeto busca implementar, juntos aos órgãos públicos responsáveis, políticas e procedimentos que regulem a produção e comércio de madeira, tentando, com isso, auxiliar na conservação da floresta amazônica.


Objetivo é divulgar os trabalhos que o WWF-Brasil e a Unifloresta vem desenvolvendo junto ao setor de madeira florestal, tanto do Pará quanto de outras localidades do Brasil.
© WWF-Brasil / Frederico Brandão Enlarge
Estande do WWF-Brasil na 1ª Feira Florestal da Amazônia
© WWF-Brasil / Frederico Brandão Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA