O Sistema de Incentivos por Serviços Ambientais do Estado do Acre

29 junho 2013
Capa da publicação.
© WWF-Brasil
O estudo visa analisar o desenho e o processo de construção do programa de Incentivos por Serviços Ambientais Associados com Carbono, ou ISA Carbono, identificando fortalezas e desafios, além de contribuir com subsídios para sua implementação e identificar lições relevantes para o desenho de outros regimes de REDD. Esse programa representa uma das primeiras políticas públicas de REDD jurisdicional e é considerada a mais avançada em todo o mundo.

O programa já atraiu apoio de diversas parcerias técnicas e financeiras. Seu financiamento assegurado até o final de 2012 foi de cerca de R$107,7 milhões, e as perspectivas futuras para financiamento são promissoras.

Hoje, a existência de modelos e a disponibilidade de financiamento devem facilitar a criação de novos regimes de REDD. A experiência do Acre pode servir de inspiração para o desenho desses regimes no Brasil e em outras partes do mundo, além de trazer referências que podem contribuir para a definição de uma estratégia nacional de REDD.