WWF-Brasil lança blog sobre Unidades de Conservação



09 maio 2013    
Vista aérea do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, Amapá.
Vista aérea do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, Amapá.
© © Zig Koch / WWF
Como forma de estabelecer uma comunicação ainda mais próxima com a sociedade, o WWF-Brasil, lança hoje, 9 de maio, o blog “Para Falar de Unidades de Conservação (UCs)”.

Disponível no endereço http://observatorio.wwf.org.br/blog/, esta nova plataforma irá explicar e informar, a partir de uma linguagem leve e didática, a importância e o papel das Unidades de Conservação (UCs) e os benefícios que elas geram para a sociedade.

O blog ficará hospedado no site do Observatório de Unidades de Conservação e mostrará histórias de sucesso, registros de ameaças, discussões de temas polêmicos e o que está sendo debatido no mundo sobre unidades de conservação em geral. Sua atualização será semanal.

Os primeiros posts abordarão a forma como as UCs contribuem para a preservação das florestas, além da redução da pobreza e promoção de uma estabilidade social nas regiões em que estão localizadas.
Hoje no Brasil, existem mais de 1.700 unidades de conservação que ocupam uma área de 1,5 milhões de quilômetros quadrados em todos os biomas do país: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal e Marinho.

O Observatório

Criado com o objetivo de reunir dados essenciais para o conhecimento, monitoramento e avaliação de Unidades de Conservação no Brasil, o Observatório de Unidades de Conservação celebrou, no último mês de abril, seu primeiro ano de existência.

O site foi lançado pelo WWF-Brasil, em conjunto com instituições parceiras, e armazena informações sobre 979 UCs públicas, sendo 669 estaduais e 310 federais.

O Observatório permite ainda a geração e sistematização de dados atualizados sobre as unidades de conservação brasileiras, com a possibilidade de divulgação de documentos, publicações e fotos dessas áreas, além de relatórios, análises, mapas e gráficos.

Atualmente estão disponíveis no sistema mais de 390 documentos, 120 planos de manejo, 700 fotos e mais de 50 mil registros de espécies distribuídos nas diversas áreas protegidas brasileiras.
Vista aérea do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, Amapá.
Vista aérea do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, Amapá.
© © Zig Koch / WWF Enlarge
Observatório de UCs
© WWF-Brasil Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA