Jantar comemora os 10 anos do WWF-Brasil



06 setembro 2006
Presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, Álvaro de Souza, ao lado da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e do Presidente do Conselho do WWF-Internacional, Chief Emeka Anyaoku na Comemoração dos 10 anos do WWF-Brasil.
© WWF-Brasil / Fabio BITO
Parceiros, doadores, representantes de empresas, do governo e de outras ONGS participaram no dia 31 de agosto do jantar que celebrou em São Paulo os dez anos do WWF-Brasil. Durante o evento, foi anunciada a criação do Prêmio Personalidade Ambiental, concedido pelo WWF-Brasil a personalidades cujo trabalho contribui de modo sistemático e consistente para a conservação do meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil.

A primeira homenageada foi a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O prêmio foi entregue pelo presidente do Conselho do WWF-Internacional, Chief Emeka Anyaoku, que destacou as semelhanças entre o Brasil e a Nigéria, seu país de origem. Em seu discurso de agradecimento, a Ministra – homenageada por uma trajetória que precede sua carreira política – enfatizou a importância das parcerias na conservação do meio ambiente.

"O evento foi uma oportunidade para expressarmos nosso agradecimento a parceiros, associados, colaboradores e voluntários por 10 anos de bem sucedida atuação na área de conservação ambiental", disse Álvaro de Souza, Presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil.

A atriz Camila Pitanga, membro do Conselho do WWF-Brasil, foi a anfitriã da noite, que contou ainda com uma apresentação especial da cantora Elba Ramalho.

A Rede WWF começou a atuar no Brasil há 35 anos, em apoio ao projeto Mico Leão Dourado. Em 1996, foi criado o WWF-Brasil, uma organização 100% nacional.

Em 10 anos de atuação, o WWF-Brasil obteve muitas conquistas em projetos e ações realizados no País. Em 1996, a instituição apoiou diretamente o desenvolvimento, no Brasil, da certificação FSC (Conselho Brasileiro de Manejo Florestal), selo que garante que o produto foi produzido de modo legal e correto. Hoje, já existem mais de 200 linhas de produtos certificados, como papel, móveis, instrumentos musicais e alimentos. No Pantanal, o WWF-Brasil apoiou o início do Projeto Arara Azul, que fez o número de aves da espécie crescer de 1.500 para 5.000, no período de 1999 a 2005.

“Os resultados nesses dez anos foram obtidos graças a alianças estratégicas criadas com governos, outras ONGs e representantes do setor privado”, diz Denise Hamú, Secretária-Geral do WWF-Brasil.
Com a chegada do novo milênio, os projetos e as atuações da instituição se intensificaram ainda mais. O Cerrado e o Pantanal foram reconhecidos pela ONU como Reservas da Biosfera, decisão incentivada pelo WWF-Brasil.

A criação pelo Governo Federal dos projetos ARPA (Áreas Protegidas da Amazônia) e Parques Nacionais Montanhas do Tumucumaque, no Amapá – com 3.877.393 hectares, é o maior em área tropical do mundo -, ambas com apoio do WWF-Brasil, estiveram entre as principais conquistas em 2002. No mesmo ano, o País alcançou a marca de 1 milhão de hectares de florestas certificadas, conforme critério do FSC.

Em 2003, foi criado o programa Água para a Vida, Água para Todos, visando proteger mananciais e nascentes de rios do Brasil. O objetivo é fazer com que, até 2007, 8 milhões de brasileiros estejam informados sobre a importância da água como suporte à vida e para o desenvolvimento econômico. Em 2005, o WWF-Brasil coordenou a expedição ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (AP), percorrendo 700 quilômetros de uma das regiões mais isoladas da Amazônia.
Presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, Álvaro de Souza, ao lado da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e do Presidente do Conselho do WWF-Internacional, Chief Emeka Anyaoku na Comemoração dos 10 anos do WWF-Brasil.
© WWF-Brasil / Fabio BITO Enlarge
Secretária-Geral do WWF-Brasil, Denise Hamú e o Presidente do Conselho do WWF-Internacional, Chief Emeka Anyaoku ao lado da Conselheira, Camila Pitanga.
© WWF-Brasil / Fabio BITO Enlarge
Elba Ramalho em show na comemoração dos 10 anos do WWF-Brasil.
© WWF-Brasil / Fabio BITO Enlarge
Parte da equipe do WWF-Brasil no jantar comemorativo aos dez anos da instituição
© WWF-Brasil / Fábio Bito Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA