Declaração das ONGs | WWF Brasil

Declaração das ONGs



21 junho 2012    
#LevemaSéRIO+20 #GetSeRIOus+20
© WWF-Brasil / J. Egberto
Obrigada, Presidente.
Faço esta declaração em nome das ONGs.

É fantástico estar sentada aqui nesta sala entre todas essas lideranças mundiais e sentir todo esse poder ao meu redor, um poder capaz de mudar o mundo. Todos nós conhecemos a ameaça com a qual nos deparamos e eu não preciso repetir sobre a urgência. A ciência é muito clara. Se nós não mudarmos, nos próximos cinco a dez anos, a forma de funcionamento de nossas sociedades, seremos uma ameaça para a sobrevivência das futuras gerações e de todas as outras espécies no planeta. No entanto, vocês, que estão sentados aqui nesta sala, possuem o poder de reverter tudo isso. O que vocês podem fazer aqui é aquilo com que sonha cada um de nós: ter a oportunidade de tornar-se os salvadores deste planeta. Tudo depende de vocês.

No entanto, aqui nos encontramos, à beira de a Rio+20 tornar-se mais uma tentativa fracassada, com os governos tentando apenas proteger seus interesses estritos em lugar de servir de inspiração para o mundo e nos devolver a fé na humanidade, de que tanto precisamos. Se isso acontecer, será um grande desperdício de poder e um grande desperdício de liderança.

Vocês não podem ter um documento intitulado “o futuro que nós queremos” sem mencionar os limites do planeta, os pontos críticos, ou a capacidade de carga da Terra. Assim como está, o texto está completamente fora da realidade. Só para deixar bem claro, as ONGs presentes aqui no Rio não endossam de maneira nenhuma esse documento. Já são mais de mil as organizações e indivíduos que assinaram em um único dia uma petição intitulada “O futuro que nós não queremos” e que recusam totalmente o texto atual, o qual de maneira alguma reflete nossa aspiração. Portanto, nós exigimos que as palavras “com a participação plena da sociedade civil” sejam retiradas do primeiro parágrafo.

Se adotarem o texto atual, vocês terão falhado em assegurar um futuro para as gerações vindouras, inclusive para seus próprios filhos.

Vale mencionar alguns exemplos:

No que se refere a encontrar recursos para executar o desenvolvimento sustentável, vemos países que utilizam a crise econômica como uma desculpa, ao mesmo tempo em que gastam centenas de bilhões de dólares em subsídios para a indústria de combustível fóssil, que é a indústria mais lucrativa do mundo. A primeira coisa que vocês podem fazer é eliminar os atuais subsídios danosos, principalmente aqueles que vão para combustível fóssil, escolhido como o primeiro item no diálogo da sociedade civil.

Na seção sobre oceanos, vocês fracassaram em dar um mandato claro até mesmo para iniciar negociações sobre um acordo que acabe com o abuso dos altos mares pelo Oeste Selvagem.

O documento contém várias outras falhas relacionadas à saúde reprodutiva da mulher, oportunidades perdidas para se iniciar novos tratados mundiais sobre a participação da sociedade civil, referentes a relatórios de sustentabilidade, a extraordinária falta de referência a conflitos armados, a energia nuclear (principalmente após o desastre de Fukushima) e muitos outros temas.

Não é tarde demais, no entanto. Nós não acreditamos que isto seja o fim. Vocês estarão aqui por mais três dias e ainda podem se tornar uma inspiração para nós e para o mundo todo. Seria uma lástima e um desperdício se vocês estiverem aqui apenas para anunciar o fim do documento. Nosso apelo a vocês é para que criem uma nova vontade política capaz de nos fazer levantar e aplaudi-los como verdadeiros líderes.

--
ANPED ivzw
Northern Alliance for Sustainability (Aliança do Norte pela Sustentabilidade)
Chaussee St. Pierre 123
1040 Bruxelas, Bélgica
www.anped.org
#LevemaSéRIO+20 #GetSeRIOus+20
© WWF-Brasil / J. Egberto Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA