Espécies encontradas no Tumucumaque - Jupará | WWF Brasil

Espécies encontradas no Tumucumaque - Jupará



08 fevereiro 2012    
Jupará, mamífero que encontrado no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
© WWF-Brasil/Luciano Candisani
No ano de 2011, o WWF-Brasil retomou suas atividades para apoiar a conservação de uma das regiões mais ricas em biodiversidade do Brasil: o Tumucumaque, no estado do Amapá.

Para você conhecer melhor a região, divulgaremos mensalmente informações sobre espécies de animais e plantas que são encontradas por lá. Saiba mais sobre a biodiversidade do Brasil e ajude a conservar a região do Tumucumaque usando o site Ecosia.org como sua fonte de pesquisa na internet.

Funciona assim: o internauta procura o que deseja encontrar no site e se clicar em algum link patrocinado, ou seja, de empresas que patrocinam o site, a empresa pagará ao Bing ou Yahoo pelo clique. Então, o Bing ou Yahoo passarão a maior parte desse dinheiro para o Ecosia, que por sua vez doará 80% do valor arrecadado para o trabalho do WWF na Amazônia, mais especificamente na região do entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e de outras unidades de conservação da área.

Conheça o Jupará:

O jupará  (Potos flavus) é um mamífero encontrado em grande parte da região Neotropical, do México à Bolívia, e está presente na Amazônia brasileira.

Da mesma família que o quati e guaxinim, os Procionídeos, o jupará vive no alto das árvores e precisa de uma área de floresta contínua para sobreviver. Sua cauda preênsil o permite se pendurar nas árvores e facilita sua locomoção entre elas. Ele tem hábitos noturnos e vive grande parte do tempo sozinho. Alimenta-se basicamente de frutas, mas também come algumas espécies de flores e folhas, além de cupins e pequenos vertebrados.

Apesar de não estar ameaçado de extinção, sofre as pressões do desmatamento e caça ilegal. O jupará ocorre no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, onde desfruta de um ambiente íntegro e selvagem que possibilita uma existência segura das ameaças humanas.
Jupará, mamífero que encontrado no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
© WWF-Brasil/Luciano Candisani Enlarge
O Jupará vive no alto das árvores e precisa de uma área de floresta contínua para sobreviver.
© WWF-Brasil/Luciano Candisani Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA