setembro, 02 2011
Cerca de 300 pessoas, entre convidados e competidores, participaram, nesta quinta-feira (1/9), da entrega de prêmios da XXIII Regata Santos Dummont – a Regata 24 Horas do Lago Paranoá –, que foi disputada entre Sábado e Domingo (27 e 28/8).
Participaram desta edição 33 veleiros de oceano. A primeira colocação geral ficou com a tripulação do barco Obatalá (AABB), seguido pelo barco Fugitivo Uptime (CMIC), e o barco Scarpart (ICB), que chegou em terceiro lugar.
A regata é considerada a maior competição deste tipo em águas abrigadas do Brasil e uma das maiores do mundo. Os barcos largaram ao meio dia de sábado e finalizaram a prova no meio dia de domingo.
Homenagem -- Durante a cerimônia de premiação, o WWF-Brasil foi homenageado como um dos patrocinadores – já pela terceira vez. O jornalista Gadelha Neto, representante do WWF-Brasil, destacou a importância dos velejadores como guardiães das águas, já que dependem de sua qualidade para a prática do esporte com segurança.
Gadelha lembrou que o WWF-Brasil está trabalhando ativamente na conservação da bacia do Lago Paranoá, incentivando as comunidades dos córregos afluentes a tomarem a iniciativa de conservá-los.
Atualmente, seis córregos são monitorados pela comunidade e um, o Córrego Crispim, está em processo de recuperação, em um projeto conjunto com a fabricante de bebidas Ambev.
Todas as atividades da ONG no Lago Paranoá fazem parte do Movimento Nascentes do Brasil, que também opera em Reserva do Cabaçal, no Mato Grosso.