Parlamentares: ouçam a voz das florestas!
maio, 24 2011
Árvores da capital federal ganham voz e pedem um Código Florestal que preserve o patrimônio brasileiro e estimule um crescimento econômico inteligente e sustentável.
Militantes do WWF-Brasil enfrentaram uma madrugada gelada nesta terça na capital federal para dar “voz” a cerca de 200 árvores na Esplanada dos Ministérios e anexos da Câmara dos Deputados.Elas receberam “balões de texto” lembrando a importância das florestas para a economia nacional, para a manutenção do equilíbrio ecológico e para a própria agropecuária.
A ação faz parte e foi inspirada pelo movimento SOS Florestas, que reúne várias entidades civis em torno do objetivo comum de proteger o patrimônio natural brasileiro, novamente ameaçado por setores atrasados do agronegócio representados no parlamento por deputados ruralistas.
Todos os brasileiros podem e devem realizar atos semelhantes, formando uma grande corrente pelas florestas do país. Envie sua foto ou vídeo para o WWF-Brasil pelas redes sociais (Twitter, Facebook, Orkut, Flickr) e também para o seu deputado.
A Câmara dos Deputados pode votar hoje um relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP) que premia com anistia quem desmatou ilegalmente as florestas do país, reduz a necessidade de matas em propriedades rurais e dá carta a estados e municípios para autorizar desmatamentos, entre vários outros pontos negativos.
O texto é considerado um retrocesso histórico pela comunidade científica, pequenos produtores, ONGs ambientalistas, ex-ministros de Meio Ambiente das últimas quatro décadas e maioria da sociedade brasileira.
Os cartazes serão retirados em até 24 horas e serão encaminhados à reciclagem.
Veja fotos: