junho, 18 2010
O WWF-Brasil e o Instituto Ecoar realizam nos dias 21 e 22 de junho, em Campo Grande (MS), a oficina Educação Ambiental em Tempos de Mudanças Climáticas. O evento tem por objetivo debater as mudanças climáticas no contexto do Pantanal e sua interface com a educação, fornecendo aos educadores conteúdo teórico e ferramentas para trabalhar o tema na escola ou organização.
O WWF-Brasil e o Instituto Ecoar realizam nos dias 21 e 22 de junho, em Campo Grande (MS), a oficina Educação Ambiental em Tempos de Mudanças Climáticas. O evento tem por objetivo debater as mudanças climáticas no contexto do Pantanal e sua interface com a educação, fornecendo aos educadores conteúdo teórico e ferramentas para trabalhar o tema na escola ou organização.
Embora o tema das mudanças climáticas esteja em evidência, nem sempre ele é fácil de ser entendido no contexto local. A intenção dos organizadores é discutir com os atores regionais o que tem ocorrido e o que contribui para o agravamento das mudanças climáticas no contexto da Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai (BAP) e quais as medidas que podem ser tomadas para reduzir os efeitos dessas mudanças climáticas.
A oficina será no Hotel Vale Verde, em Campo Grande (MS), de 9h as 18h. Participam do evento, educadores com atuação na área socioambiental ou com algum trabalho relacionado, gestores públicos ligados à área, professores, membros de redes ambientalistas, profissionais que atuam com a Pegada Ecológica vinculados a trabalhos com educação ambiental.
Educação ambiental e mudanças climáticas
O cenário das Mudanças do Clima é complexo, multidisciplinar e abrangente e, de uma forma ou de outra, em maior ou menor escala, suas conseqüências afetarão a todos em todos os lugares. Estas serão tão mais dramáticas quanto menos preparado e mais pobre for um país, uma região, uma comunidade.
Por isso, é importante que a população entenda melhor as conexões existentes entre a emissão de gás carbônico de seu carro e o aumento da temperatura da Terra; o desmatamento da Amazônia e a desertificação em partes do sul do país; a imensa quantidade de lixo que produzimos e a subida do nível dos oceanos, a impermeabilização de solos e as enchentes.
Essas conexões serão debatidas no evento, que também irá discutir os desafios, os obstáculos, as oportunidades e os riscos e a necessidade de formulação de políticas públicas justas e adequadas para fazer frente a esses desafios.
Serviço:
O que? Educação Ambiental em Tempos de Mudanças Climáticas
Onde? Hotel Vale Verde, Av. Afonso Pena, 106 B Amambaí, Campo Grande(MS)
Quando? 21 e 22 de junho de 2010, de 9h as 18h
Número de vagas limitado a 40 participantes
Dia 21/06
Objetivos
- Equalizar repertório sobre Mudanças Climáticas e sua interface com a Educação Ambiental para Sustentabilidade e a Pegada Ecológica.
- Dotar agentes sociais de aporte teórico e ferramentas para sensibilizar as pessoas de sua escola e/ou organização para o assunto.
9h00 - Boas vindas e apresentação dos convidados.
9h15 – Objetivos do encontro –Terezinha e Bruno Reis – WWF Brasil.
9h30 - Educação Ambiental para Sustentabilidade, pegada Ecológica e Mudanças Climáticas: o estado da arte no Brasil e no mundo – Miriam Duailibi - Instituto Ecoar.
10h45- Coffee break
11h00 – O contexto atual: Aquecimento Global, mitigação, adaptação e enfrentamento - Miriam Duailibi (ECOAR)
12h15 - Debates
13h00 – Almoço no local
14h00 – Apresentação das perguntas orientadoras:
- Qual é o papel da EA frente às mudanças climáticas?
- Como traduzir o fenômeno do aquecimento global e suas relações com as práticas e atitudes cotidianas?
14h30 – Trabalho em subgrupos
16h00 – Coffee break
16h30 - Plenária
18h00 - Encerramento.
Dia 22/06
Objetivos
- Trabalhar a relação entre educação, mudanças climáticas e pegada ecológica
- Empoderar agentes sociais para promover iniciativas de combate às mudanças climáticas tanto no plano educativo como na implementação de projetos práticos.
- Elaboração de um documento tendo por base o “EA em Tempos de MC” produzido em Brasília em Junho de 2009 que tenha a cara e especificidades dos biomas Pantanal e Cerrado sobre a temática do Aquecimento Global e das Mudanças Climáticas.
9h00 – Boas vindas e avaliação do dia anterior.
9h30 – Apresentação do contexto inspirador da parceria WWF & ECOAR em torno deste tema, os resultados obtidos e o caminho adiante.
10h30 – Divisão em grupos
10h45 – Coffee break
11h15 – Apresentação das perguntas orientadoras do dia:
- Como a Educação Ambiental pode contribuir com a formulação de projetos práticos e políticas públicas transformadores para lidar com a questão?
- Como seu grupo, ONG, empresa, órgão público pode contribuir para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa e para a adaptação a nova e incerta realidade climática?
13h00 – Almoço no local
14h00 – Plenária
16h00 – Coffe break
16h30 – Elaboração participativa do documento final
17h30 – Avaliação dos trabalhos e encaminhamentos
18h00 - Encerramento