22 de maio: Brasil celebra a biodiversidade



21 maio 2010    
2010: Ano da Biodiversidade
Uma série de atividades será oferecida para aqueles que querem celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade e o planeta.
© CDB/UN
Próximo sábado é o Dia Internacional da Biodiversidade e não faltarão oportunidades para celebrar a data. Programação especial em zoológicos, jardim botânico e parques são opções para aqueles que se preocupam com o futuro do planeta.

Nesse sábado, dia 22 de maio, Dia Internacional da Biodiversidade, uma série de atividades será oferecida para aqueles que querem celebrar a data e o planeta.

Os zoológicos de 15 cidades brasileiras e o jardim botânico de Manaus prepararam uma programação especial para as crianças interagirem ainda mais e brincarem com a biodiversidade brasileira. Elas poderão fazer máscaras de animais da fauna do país, como corujas, papagaios, tamanduás, capivaras, onças e lobos-guarás, e aprender sobre seus hábitos, curiosidades e ameaças.  As máscaras fazem parte do livro “Máscaras da fauna brasileira – Faces para o ensino e divulgação da ecologia, etologia, zoologia e educação ambiental” de autoria de Daniele Cristina de Souza e Antônio Fernandes Nascimento Júnior, ainda inédito.

Quem estiver em São Paulo poderá participar da caminhada pela biodiversidade e clima no Parque Trianon, na Avenida Paulista, onde serão expostas obras de arte e espécies da Mata Atlântica.  Uma manifestação em frente ao MASP também faz parte da atividade.

Também na cidade de São Paulo, o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e a Rede de ONGs da Mata Atlântica, e com apoio da GTZ e KfW, está organizando o “Seminário sobre Sustentabilidade e Conservação da Mata Atlântica”, em comemoração à data e também ao Dia da Mata Atlântica, celebrado em 27 de maio.

Em Padre Bernardo, Goiás, as mulheres do grupo Sabor do Cerrado guiam convidados pelo Cerrado, e ensinam como fazer a biodiversidade virar quitutes deliciosos.

Para aqueles que querem ter outras ideias do que fazer ou divulgar o que irão fazer no Dia Internacional da Biodiversidade também podem acessar a Rede da Biodiversidade 2010 (www.diadabiodiversidade.ning.com), uma rede social na internet criada para celebrar a data, além de promover a troca de informações sobre o assunto. A rede reúne internautas que pretendem celebrar a biodiversidade das mais variadas formas, do plantio de mudas a rodas de histórias com estudantes, de eventos acadêmicos a manifestações.

Todas essas atividades fazem parte de uma estratégia para comemorar e divulgar o Dia da Biodiversidade em todas as regiões do país e nos diferentes biomas que combina eventos educativos e culturais que valorizam a importância da biodiversidade. A iniciativa é uma parceria do Ministério do Meio Ambiente, GTZ, KfW, governo alemão, Revista Geo Brasil, Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), WWF-Brasil, Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), e Sociedade Zoológica Brasileira, com a participação importante de 15 jardins zoológicos brasileiros, Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus e Movimento Aquecimento Global I Care.

Serviço

Dia da Biodiversidade em 15 Zoológicos brasileiros: Zoológico de Bauru (SP), Zoológico de Brasília (DF), Zoológico Tropical Hotel de Manaus (AM), Zoológico de Ilha Solteira (SP), Zoológico de São Bernardo do Campo (SP), Zoológico de Belo Horizonte (MG), Zoológico de Porto Alegre (RS), Parque Cyro Gevaerd / Zoológico de Balneário Camboriu (SC), Zoológico de Curitiba (PR), Parque Zoológico Mangal das Garças (PA), Gramado (RS), Zoológico de João Pessoa (PB), Zoológico de Recife (PB), Parque Ambiental Chico Mendes (AC) e Zoológico de São Carlos (SP). Confira a programação em cada zoo. As atividades podem ocorrer só no dia 22 de maio, ou se prolongar por mais dias. Alguns zoos estão abrindo para escolas e outros adicionando atividades culturais. Além dessas atividades, o Zoológico de Brasília e o Zoológico de Frankfurt/Main, Alemanha, aproveitam o Dia da Biodiversidade para estreitar sua cooperação: os diretores dos dois zoos assinarão um termo de parceria promovendo o intercambio científico e em educação ambiental para a conservação da biodiversidade.

Jardim Botânico de Manaus: O Jardim Botânico Adolpho Ducke de Manaus realizará no dia 22 de maio uma mostra da biodiversidade encontrada na Reserva Ducke. Além das máscaras, haverá uma diversidade de pesquisadores, incluindo especialistas em formigas, sapos, pássaros, borboletas, outros invertebrados, lagartos, plantas, peixes e invertebrados aquáticos, mamíferos, etc.
Avenida Paulista, São Paulo: Movimento Aquecimento Global I Care - São Paulo. Manifestação na Av. Paulista, em frente ao MASP, com passeio pelo Parque Trianon, das 10 às 13hs.

Evento Eco-Gastrômico no Cerrado: Padre Bernardo (GO) - 80 km de Brasília. Passeio no Cerrado, preparação de alimentos e degustação com o grupo Sabor do Cerrado. Vagas limitadas.

Seminário sobre Sustentabilidade e Conservação da Mata Atlântica: Dia 22 de maio de 2010, no Auditório do Museu Afro Brasil, Av. Pedro Álvares Cabral, Portão 10, Parque Ibirapuera em São Paulo, SP. O Seminário será aberto pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.


Para mais informações:

http://www.diadabiodiversidade.ning.com
http://www.wwf.org.br/informacoes/especiais/biodiversidade/
2010: Ano da Biodiversidade
Uma série de atividades será oferecida para aqueles que querem celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade e o planeta.
© CDB/UN Enlarge
DOE AGORA
DOE AGORA