A voz humana é fundamental na luta contra as mudanças climáticas

dezembro, 18 2009

Enquanto as luzes da cidade permaneceram apagadas durante uma hora, em Copenhague, aconteceu um evento de Vote pelo Planeta.

Copenhague, Dinamarca – Quando as luzes voltaram a ser acesas, ao final da Hora do Planeta Hopenhagen (uma combinação das palavras Hope, que significa esperança, e o nome da cidade, convertida assim em Copenhague da Esperança), Vijay Nambiar, chefe-de-gabinete do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fez a seguinte declaração:

“As mudanças climáticas podem ser maiores do que cada um de nós; mas não são maiores do que todos nós juntos”.

Os cidadãos da cidade que sedia a cúpula das Nações Unidas sobre as questões climáticas desligaram as luzes durante uma hora, para um evento especial da Hora do Planeta. Isso trouxe de volta à memória o evento mundial ocorrido em março deste ano, quando centenas de milhões de pessoas de 4 mil cidades em 88 países deram seu Voto pelo Planeta, pedindo ações decisivas contra as mudanças climáticas.

O diretor-geral da Rede WWF, James Leape, e a dinamarquesa Anne-Katrine Bisgaard Håkansson, de 10 anos de idade, entregaram o Globo do Povo a Vijay Nambiar. Essa bola brilhante contém um mosaico com 350 gigabytes de esperanças, sonhos e experiência humana recolhidas em todos os continentes, de várias comunidades que vivem no deserto, nas florestas e zonas litorâneas. Ela constitui um mandato mundial para a tomada de ação contra as mudanças climáticas.

O Globo das Pessoas simboliza o esforço coletivo feito em todas as grandes campanhas climáticas, como Sele o Acordo, TicTacTicTac, Levante sua Voz, 350.org, Hopenhagen (Copenhague da Esperança) e Vote pelo Planeta. Apresentado em Sydney (Austrália), o Globo viajou até Copenhague no trem Expresso do Clima e foi entregue à cidade-sede pelo seu guardião-honorário, o diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner. No caminho, o Globo ficou aos cuidados de diversos cidadãos e guardiães oficiais, sendo exibido por onde passou até chegar ao destino de sua apresentação.

Vijay Nambiar declarou ao público internacional reunido na Praça da Prefeitura de Copenhague - famílias, políticos, mídia jornalística e prefeitos - que a dedicação das pessoas do mundo todo às ações de combate às mudanças climáticas lhe deu esperança.

“O tamanho do desafio não abalou a promessa de vocês”, disse Vijay Nambiar.

“Com este Globo – e as vozes que vocês levantaram – vocês conclamam seus líderes para que protejam as pessoas e o planeta. Juntos, vamos fazer de Copenhague o lugar onde o mundo se juntou para dar lugar a uma nova era de esperança”, concluiu.

Jim Leape disse que a hora de agir é agora.

“As ações a serem tomadas contra as mudanças climáticas foram debatidas durante um tempo longo demais”, disse Leape. E continuou:

“É imperativo que, em 27 de março de 2010 – durante a Hora do Planeta 2010 – as pessoas no mundo estejam confiantes de que nós estamos seguindo na direção certa para proteger nosso planeta e garantir um futuro mais seguro, mais limpo e mais saudável para todos nós”.

Vijay Nambiar recebe o Globo do Povo das mãos da dinamarquesa Anne-Katrine Bisgaard Håkansson, de 10 anos, durante o evento Hora do Planeta Hopenhagen
Vijay Nambiar recebe o Globo do Povo das mãos da dinamarquesa Anne-Katrine Bisgaard Håkansson, de 10 anos, durante o evento Hora do Planeta Hopenhagen
© WWF / Richard Stonehouse
DOE AGORA
DOE AGORA