Esec-AE lança seu terceiro almanaque de educação ambiental

julho, 10 2008

Já está disponível para o público em geral a versão 2008 da revista Educação Ambiental, publicada pela equipe de Educação Ambiental da Estação Ecológica de Águas Emendadas (Esec-AE). Esta é a terceira edição da revista
A publicação é resultado do projeto piloto Águas do Cerrado, iniciado em 1998, e apresenta experiências de professores e alunos de escolas públicas de Planaltina (DF), que participaram do curso de Reeditor Ambiental.

O trabalho da Esec-AE tem apoio do WWF-Brasil e realiza-se junto à comunidade escolar e à sociedade do entorno da Estação, que recebem as informações e as adaptam de acordo com a realidade de onde vivem, como forma de despertar a consciência e conquistar, entre os comunitários, aliados na defesa de um dos mais interessantes fragmentos do Cerrado.

E quando se fala de fragmento, é no sentido literal: a Esec-AE, com 10.547 hectares, é praticamente uma ilha, isolada entre as pressões agropecuárias e ocupações urbanas por todos os lados.  Daí a necessidade de envolver aquela população no trabalho de conservação.

Berço – As águas emendadas, localizadas no Distrito Federal, a 40 quilômetros de Brasília, são um fenômeno muito raro: em uma mesma vereda, dois olhos d’água seguem cursos opostos que vão alimentar as bacias hidrográficas do Amazonas e do Paraná-Prata.  O córrego Vereda Grande corre para noroeste no sentido do Tocantins.  No sentido oposto, para sudoeste, o Córrego Fumal que segue seu curso para o Paranaíba, Paraná e Bacia Platina.

A região é rica em espécies de fauna e flora, refúgio de mamíferos, aves e répteis e árvores típicas do cerrado.
Capa do almanaque Esec-AE
Almanaque Educação Ambiental: as experiêncas de EA na Esec-AE
© Ribamar Fonseca
DOE AGORA
DOE AGORA