Revistas apresentam resultados do trabalho binacional em Foz do Iguaçu

julho, 20 2018

Parceria entre WWF-Brasil e BID trouxe uma série de resultados para a região
Com a colaboração da Fundación Vida Silvestre Argentina (FVSA) e das instituições gestoras e administrações dos Parques Nacional do Iguaçu (Brasil) e Parque Nacional del Iguazú (Argentina), além do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), o WWF-Brasil e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançam duas revistas sobre seu trabalho binacional.

O corredor binacional do Iguaçu (Argentina e Brasil) é uma das áreas prioritárias para a conservação da Mata Atlântica, porque é uma das poucas que ainda preserva a mata e tem espécies chave como a onça-pintada. Pensando nisso, uma proposta diferente de conservação da natureza foi proposta: incluir pequenos agricultores da região na realidade dos parques nacionais.

Assim, hotéis e restaurantes locais também apoiaram a produção local, trazendo o cooperativismo e a integração como forma de melhorar a renda das famílias da região, que passaram a ver os parques não como rivais mas como parceiros.

Além disso, os parques se comprometeram a olhar com mais atenção as questões fronteiriças, atuando de forma cooperativa. Uma natureza sem fronteiras, mais bem conservada e integradora.

Conheça o resultado deste trabalho no vídeo abaixo e nas duas revistas, disponíveis para download ao lado.