Coronavírus provoca mudanças na Hora do Planeta; entenda e participe online

março, 18 2020

WWF-Brasil prioriza o cuidado com a saúde dos brasileiros e incentiva a substituição de eventos físicos por atividades e manifestações online

Por WWF-Brasil

Priorizando o cuidado com a saúde da população brasileira e em cooperação com toda sociedade para evitar o aumento no contágio do coronavírus, o WWF-Brasil decidiu promover mudanças na organização da Hora do Planeta deste ano e recomenda que todos privilegiem a participação de forma digital.

A orientação tem como objetivo apoiar as diretrizes dos órgãos nacionais de saúde competentes, manter o bem-estar de todos e, ao mesmo tempo, oferecer formas de prefeituras, empresas, grupos e indivíduos se manifestarem pela vida do planeta, como reconhecimento da importância que a natureza tem em nosso cotidiano e de que tudo e todos estão realmente conectados.

Para isso, incentivamos a substituição dos eventos físicos por um conjunto de atividades e manifestações online, que estamos chamando de Festival Digital Hora do Planeta 2020 – Use Sua Voz Pela Natureza.

No sábado, 28/3, teremos uma série de atividades, cuja programação será divulgada em breve. Até lá, veja algumas sugestões de como participar:

1) Escurinho símbolo da #HoraDoPlaneta
Símbolo principal do movimento Hora do Planeta, o apagar de luzes continua! Em casa, grave um vídeo, boomerang ou gif do apagar de luzes e poste às 20h30 em suas redes sociais.

Prefeituras, empresas e coletivos que optarem por manter a ação do apagar de luzes de monumentos e prédios públicos serão muito bem-vindos e incentivados a também postarem esses vídeos marcando os perfis do WWF-Brasil no Instagram, Facebook e Twitter. Porém, tendo em vista a diminuição do deslocamento e de mudanças desnecessárias na logística, quem preferir poderá fazer a adesão somente com apoio às atividades online, em especial com a divulgação do movimento.

Se você ainda não fez, faça sua inscrição no nosso formulário!

2) #UseSuaVozPeloPlaneta
Inspirado na petição virtual da rede WWF, convidamos todos a usar sua voz pela natureza e compartilhar isso nas redes sociais no dia 28/3. Vale cantar, dublar, recitar uma poesia e até fazer uma promessa. Libras e todas as formas de expressão são válidas. Seja criativo e chame a atenção para as questões ambientais!

Quem ainda não acessou nossa plataforma, aproveite os dias anteriores à Hora do Planeta para mostrar como você cuida do planeta e deixar sua luz no nosso mapa. Tem dúvidas sobre o que você vai defender? Faça o quiz “Pelo o que Você Usa a Sua Voz?” e descubra!

3) Conecte-se com as pessoas e com o planeta
Se o meio ambiente não tem fronteiras, a internet também não! Pensando nisso, convidamos as pessoas a aproveitarem a Hora do Planeta para se manter conectado -mesmo que virtualmente- com amigos e familiares, participando de jogos online, como concurso de sombras por whatsapp ou um karaokê virtual entre amigos.

4) Maratone a série #NossoPlaneta
Aproveite o tempo em casa para se divertir e aprender com a série "Nosso Planeta" (Netflix). Além dos oito episódios originais, a série foi base para um vasto conteúdo adicional, com pequenos vídeos e material educativo, que podem ajudar pais e educadores a passarem o tempo de forma lúdica e produtiva.

Essas são só algumas sugestões de atividades. No nosso guia, criado antes do surto do Covid-19, há outras ideias que podem ser adaptadas a este novo contexto que estamos passando.

Para todas as ações, lembre-se de colocar as hashtags #HoradoPlaneta e #ConectadoNoPlaneta, o que ajuda a divulgar e a trazer mais pessoas para a campanha, fortalecendo esse movimento que é por todose marcar o @wwfbrasil (Instagram e Facebook) e @wwf_brasil (Twitter) nas redes sociais.

Faça também sua inscrição no site. Assim, além de conseguirmos contabilizar o real alcance do movimento, você receberá um certificado pela sua participação.

O WWF-Brasil entende que saúde, meio ambiente e pessoas estão totalmente conectados. Por isso, enfatizamos a importância da ação de cada um dentro do que é possível e tendo, sempre, como prioridade a segurança de todos.

Em caso de dúvidas, conte com a equipe WWF-Brasil.

Festival Digital Hora do Planeta será em 28/03/2020
Hora do Planeta 2020: #UseSuaVozPeloConsumoConsciente