Declaração Islâmica traz mais argumentos para ação contra as Mudanças Climáticas

agosto, 19 2015

"Apenas trabalhando em conjunto podemos salvar nosso planeta", diz representante da Rede WWF sobre o documento
Gland, Suíça (18 de agosto de 2015) – Estudiosos e líderes islâmicos emitiram, nesta terça-feira, 18, uma Declaração Islâmica sobre Mudanças Climáticas. Tasneem Essop, líder do WWF para as negociações climáticas na ONU, comentou a Declaração Islâmica:

“A mensagem dos estudiosos e líderes islâmicos amplifica os aspectos morais do debate climático global e é outra mostra de liderança climática feita por grupos religiosos”.

“As Mudanças Climáticas não são mais apenas uma questão científica; estão se tornando uma questão moral e ética. Elas afetam vidas, os meios de subsistência e os direitos de todo mundo, especialmente os mais pobres, marginalizados e vulneráveis”.

“A maioria das religiões vê os seres humanos como guardiões do mundo natural. E, nesse sentido, tomar conta do Meio Ambiente é um dever moral. A Declaração reflete as bases islâmicas desta ideia. A Rede WWF, como uma organização ambientalista, é movida pelo mesmo impulso, de ter um mundo em que os seres humanos possam viver em harmonia, entre nós mesmos e entre a natureza, com igualdade e solidariedade. As expressões de solidariedade de representantes de outras crenças, como da Igreja Católica, do Hinduísmo, do Judaísmo e da Igreja Luterana mandam uma boa mensagem: de que a união e a cooperação são necessárias para superar este desafio global que são as Mudanças Climáticas”.

“Apenas trabalhando uns com os outros nós podemos salvar o planeta, sua vibrante biodiversidade, e assim garantir um futuro próspero para todos. A Declaração faz um forte apelo aos muçulmanos de todo o globo para que ajam rápido no sentido de que mudem seus hábitos; e também chama os tomadores de decisão para que façam investimentos num futuro limpo, sustentável, de baixo carbono e longe dos combustíveis fósseis”.
As energias renováveis são um meio de combater os efeitos das Mudanças Climáticas