Aperfeiçoando o gerenciamento de recursos hídricos no Brasil

O programa pretende influenciar as políticas públicas e incorporar uma aproximação na gestão de recursos hídricos com a conservação dos ecossistemas aquáticos. Antes de promover os usos mútiplos, é preciso garantir a saúde do sistema de água doce.

Nós atuamos, também, no aperfeiçoamento dos mecanismos para participação da sociedade civil na conservação e gestão de recursos hídricos no Brasil. Entendemos que a sociedade tem papel fundamental na busca de mecanismos de transparência e também no reaparelhamento e capacidade de infra-estrutura de atuação dos órgãos públicos de meio ambiente no País. Não apenas pode fazer pressão ou denúncias, mas contribui e assume o papel de co-responsável na busca de soluções para a conservação e o uso deste patrimônio que é essencial para a vida: a água.

Em 2004, foi lançado o projeto Observatório das Águas para monitorar, sistematizar, analisar e disseminar projetos e diretrizes que tramitam no âmbito do poder público federal, instituições financeiras e organizações laterais, que possam afetar qualidade/quantidade de água, a vida das pessoas, até mesmo o desempenho econômico do país. O projeto tem como principal público alvo os tomadores de decisões.

O programa também procura diminuir a distância entre Brasília e o resto do Brasil; acompanha e apóia o instituto Ipanema, do Rio de Janeiro, que representa as ONGs ambientalistas, nesse conselho, e que é coordenador do GT, de água como conselho; acompanha as ações no Conselho Nacional de Recursos Hídricos e Câmara Técnicas; participa do Fórum Nacional de Bacias Hidrográficas; contribui para a implementação de recursos hídricos.

Temos assento, ainda, na Câmara Temática de Recursos Hídricos do Fórum Nacional de Mudanças Climáticas coordenada pela Agência Nacional da Água (ANA).

O Programa Água para a Vida também apóia o projeto Rede das Águas (www.redeaguas.org.br), que tem um site com informações sobre gestão de água no Brasil. O projeto acompanha o dia a dia nos comitês de bacias hidro disseminando essas informações pelo Brasil.

Lançamento do Plano Nacional de Recursos Hídricos: WWF-Brasil participou ativamente da elaboração. ... 
© WWF-Brasil / Gadelha Neto
Lançamento do Plano Nacional de Recursos Hídricos: WWF-Brasil participou ativamente da elaboração. Na foto, Secretário Nacional de Recursos Hídricos, João Bosco Senra (esq), Ministra Marina Lima e Samuel Barrêto, Coordenador do Programa Água para a Vida
© WWF-Brasil / Gadelha Neto
Notícias
Programa de PSA traz esperança para a bacia do Rio Doce

15 jun 2021

Pagamento por Serviços Ambientais promove a conservação do meio ambiente na região

Garimpo ilegal na Amazônia: controle da comercialização e poder cidadão podem evitar uma catástrofe

30 abr 2021

Povos indígenas e especialistas revelam soluções para mitigar impactos nocivos da atividade nas pessoas e no meio ambiente

Organizações alertam para alto risco de incêndios no Pantanal

12 abr 2021

Tragédia de 2020 pode se repetir este ano se recomendações não forem atendidas imediatamente

DOE AGORA
DOE AGORA