© Michel Gunther / WWF
Como trabalhamos

O Brasil tem um papel crucial para a reversão da trajetória das curvas globais de perda de biodiversidade e de aumento das emissões de gases do efeito estufa. Conter a extinção de espécies, o desaparecimento de ecossistemas e mitigar os principais causadores das mudanças climáticas é urgente para que possamos ter um futuro mais justo e saudável para todos, em que sociedade e natureza vivam em harmonia.

Pensando no que precisa mudar no país para que esses objetivos sejam atingidos, definimos quatro pilares para a nossa atuação nos próximos anos: com uma Sociedade Engajada, defendemos a Conservação e Restauração de Ecossistemas com Justiça Socioambiental, viabilizados por uma Economia Verde

Assim, trabalhamos para construir uma nova visão de desenvolvimento, em que a prosperidade econômica acontece por meio de uma transição justa para a economia de baixo impacto, e que agregue eficiência, conhecimento e tecnologia ao uso dos recursos naturais ao mesmo tempo em que promove inclusão, maior transparência e participação social.

Economia Verde

Acreditamos na importância de se desenvolver soluções tecnológicas, econômicas e financeiras para atingirmos um desenvolvimento de baixo impacto socioambiental. Para isso, atuamos em algumas frentes.

Além de defendermos e trabalharmos pela transição energética para fontes sustentáveis, atuamos na conscientização do mercado financeiro sobre o impacto ambiental do modelo agropecuário hoje em prática e buscamos fortalecer iniciativas que promovam fluxos financeiros em prol de negócios livres de desmatamento e de uma economia de baixo carbono.

Em meio a esse cenário, o uso sustentável da biodiversidade é peça-chave para a conservação dos territórios e a redução de emissão de gases do efeito estufa. Assim, junto aos empreendimentos comunitários de povos e comunidades nos biomas, trabalhamos também para o fortalecimento das cadeias produtivas da sociobiodiversidade.

Conservação e Restauração

Um dos maiores desafios do Brasil atualmente é a conservação dos biomas e da sua biodiversidade. Em alguns biomas, no entanto, a degradação é tão grande que é preciso trabalhar também pela restauração desses ecossistemas.

Por isso, além de atuarmos para evitar o avanço da degradação dos biomas e para promover a conservação da biodiversidade, trabalhamos para fortalecer as cadeias de restauração no país, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento e a consolidação de novos modelos produtivos inclusivos.

Justiça Socioambiental

Com o objetivo de promover a agenda de direitos e a justiça socioambiental, trabalhamos por meio da incidência política e da litigância estratégica para garantir a participação da sociedade civil na formulação e controle de políticas ambientais e também na implementação de mecanismos de transparência e controle social.

Defendemos e trabalhamos pelos direitos dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, que devem ter protagonismo nas discussões públicas e que devem ser consultados em questões que afetem diretamente suas vidas e comunidades. Também apoiamos e ajudamos a desenvolver marcos legais que promovam o aproveitamento de recursos naturais em bases sustentáveis e equitativas, de forma que as seguranças hídrica e alimentar sejam garantidas para toda a população.

Sociedade Engajada

Nenhuma das mudanças necessárias para que tenhamos um futuro mais justo e saudável para todos será alcançada se não engajarmos a sociedade em estilos de vida mais sustentáveis: afinal, a ação de cada pessoa, empresa ou governo no que diz respeito ao meio ambiente repercute nas condições de vida atuais e futuras da sociedade.

Assim, buscamos promover conexões que permitam a cada pessoa entender o momento que vivemos e a importância de agirmos juntos e agora. Para isso, atuamos em diversas frentes, que envolvem o ativismo digital, o fortalecimento das vozes dos territórios e a divulgação de campanhas para promover hábitos de consumo sustentáveis.