Relacionamento
com Empresas

Nas próximas décadas, o crescimento da população e dos padrões de consumo tende a dobrar a demanda mundial por alimentos e recursos naturais. A influência humana sobre o clima e o meio ambiente é um fato inquestionável e a hora de agir é agora.

Estamos vivendo além dos limites ecológicos do nosso planeta. Precisamos reduzir com urgência as emissões globais de GEE (Gases de Efeito Estufa) e a perda de espécies e ecossistemas naturais, para evitar que as condições de vida no planeta sejam gravemente comprometidas.

Mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro mais justo e saudável para todos, no qual sociedade e natureza vivam em harmonia são as premissas que guiam toda nossa atuação.

Para atingir esse objetivo, acreditamos no diálogo e na articulação com diferentes setores da sociedade, incluindo empresas. É cada vez mais importante que as empresas entendam o seu papel e seu impacto e possam gerar a transformação que precisamos.

Reconhecer que os recursos naturais são finitos e que a sobrevivência humana depende deles, é o primeiro passo para um desenvolvimento mais sustentável, onde a utilização dos recursos naturais se dá com qualidade e não em quantidade, defendendo e incentivando, ao mesmo tempo, a conservação da diversidade biológica e o crescimento econômico inclusivo.

As pessoas também estão mais conscientes acerca do peso ecológico e social de suas próprias escolhas enquanto consumidoras. Assim, para a empresa garantir sua legitimidade, vai ter cada vez mais que fornecer respostas coerentes com suas práticas em temas como a sustentabilidade ou ESG (sigla em inglês para Environmental, Social and Corporate Governance e, em tradução livre, Ambiental, Social e Governança), reconhecendo a crescente sensibilidade do mercado a esses assuntos e se empenhando em atingir resultados positivos a favor do meio socioambiental.

Nós, do WWF-Brasil, acreditamos que a colaboração e as parcerias com empresas representam um pressuposto essencial para construirmos um futuro digno e equilibrado para todas as formas de vida.

© Shutterstock

Porque o WWF-Brasil faz parcerias
com empresas

Trabalhar com empresas contribui para potencializar mudanças na escala e no ritmo que nosso planeta precisa. Os desafios que enfrentamos atualmente são grandes, interconectados e urgentes demais para qualquer organização ou pessoa resolver sozinha.

Como impulsionadoras de grande parte da economia global, consideramos que as empresas também têm a responsabilidade de assegurar que os recursos naturais e os ecossistemas que viabilizam seus negócios sejam utilizados de forma sustentável.

Além disso, o setor corporativo costuma ter maior capacidade para rápida adaptação e adoção de soluções inovadoras, abrigando um grande potencial para a transformação.

© Shutterstock

Como o WWF-Brasil trabalha com empresas

Buscamos parcerias duradoras, ambiciosas e que compartilhem uma visão de futuro saudável, justo e harmônico. Temos como princípios orientadores:

• Alinhamento com os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) e metas para 2030;

• Relacionamentos de longo prazo;

• Resultados mensuráveis que apoiam nossos objetivos de conservação;

• Transparência.

Junto com as empresas, queremos encontrar soluções concretas e inovadoras para os desafios ambientais atuais, trazendo o conceito de sustentabilidade da teoria para a prática.

Parcerias corporativas: formas de atuar

Nossas parcerias são baseadas em um entendimento de objetivos e ambições em comum, além de interesse em compartilhar os resultados e aprendizados das ações.

Por isso, buscamos parcerias para promover soluções integradas baseadas em um ou mais dos seguintes pilares:

Trabalhar com empresas para gerar impactos diretos na conservação de locais, espécies e questões com as quais nos preocupamos ao mudar práticas em todas as operações da empresa e em sua cadeia de valor.

Atuar com as empresas para aumentar a conscientização sobre as principais questões ambientais e mobilizar a ação do consumidor através de comunicações e campanhas.

• Marketing Relacionado à Causa;

• Suporte às campanhas de endomarketing (conteúdo, workshops, palestras e/ou oficinas).

Trabalhar com empresas para financiar projetos de conservação e as instituições que os executam.

Conheça Nossas Práticas em Ciências, Clima e Energia, Conservação e Restauração, Consumo Consciente, Economia Verde e Justiça Socioambiental para identificar qual estratégia é mais adequada ao perfil e às necessidades da empresa.

O que o planeta ganha com essa união

Ao escolher firmar uma parceria com o WWF-Brasil, a empresa contribui para a construção de um futuro mais justo, saudável e sustentável para o nosso planeta e as pessoas que o habitam.

Destacamos que a empresa:

• Contribui para projetos estruturantes e transformacionais de conservação da natureza e uso sustentável dos recursos naturais;

• Conta com conhecimento técnico-científico da equipe do WWF-Brasil, uma organização respeitada internacionalmente e admirada por trabalhar com seriedade e compromisso com resultados concretos;

• Se aproxima de uma rede internacional de conhecimento aplicado e experiências no campo da conservação ambiental e do desenvolvimento sustentável;

• Pode ter sua reputação corporativa fortalecida frente ao mercado, sociedade e colaboradores por seu compromisso com ações concretas em parceria com o WWF-Brasil.

Modalidades de parcerias

Entre em contato com nossa equipe de Relações Corporativas pelo e-mail empresas@wwf.org.br para conhecer em mais detalhes as possibilidades de tornar sua empresa uma parceira do WWF-Brasil.

Relatórios de Parcerias Corporativas do Brasil