© Jorge Sierra-WWF España

Rede WWF

Consolidada nas últimas décadas como uma das mais respeitadas redes independentes de conservação da natureza, a Rede WWF tem como missão global conter a degradação do meio ambiente e construir um futuro no qual as pessoas vivam em harmonia com a natureza. Para nós, isso contece por meio de três pilares:

- Conservação da biodiversidade mundial;
- Garantia da sustentabilidade de recursos naturais renováveis;
- Redução da poluição e do desperdício.

Com quase 5 milhões de associados distribuídos em seis continentes, a Rede WWF é a maior organização do tipo no mundo, atuando ativamente em mais de cem países, nos quais desenvolve cerca de 2 mil projetos de conservação do meio ambiente.

Valores

Sem a união, o respeito e a celebração da diversidade da natureza e das pessoas é impossível cumprir nossa missão.
Por isso, através das muitas culturas, dos parceiros e das comunidades com quem trabalhamos e que representam o WWF,
desenvolvemos e nos baseamos em um conjunto de valores em comum:

História

Com sede na Suíça, a Rede WWF foi criada em 1961 e é composta por organizações e escritórios em diversos países que têm como característica a presença local e global, além do diálogo com todos os envolvidos na questão ambiental ‒desde comunidades locais em diversas partes do planeta até instituições internacionais como o Banco Mundial e a Comissão Europeia.

Desde 1985, o WWF investiu mais de US$ 1,165 milhão em mais de 11 mil projetos em 130 países. Cada um deles é parte importante na campanha mundial para desacelerar e parar o processo de degradação da natureza no mundo e para ajudar cada pessoa a viver em harmonia com o meio ambiente.

Hoje, a instituição -que, ao todo, conta com mais de 5 mil colaboradores- pode afirmar confortavelmente que teve um papel crucial na evolução do movimento ambientalista mundial.

Originalmente, a sigla WWF é referente a World Wildlife Fund (em tradução livre: Fundo Mundial para a Vida Selvagem), mas, ao longo do tempo, toda rede atualizou a definição para World Wide Fund for Nature, que significa Fundo Mundial Para a Natureza. A única exceção é o escritório dos Estados Unidos que, por razões estritamente locais, manteve o primeiro sentido do nome.

Porém, a verdade é que, atualmente, a sigla WWF é tão forte internacionalmente que não se faz mais tradução para qualquer significado literal. Somos conhecidos simplesmente como WWF, uma organização de conservação global.

Graças à Rede WWF, somos reconhecidos em todo o mundo pelo nosso logotipo preto e branco com um panda.

Por que o panda?

Porque o WWF nasceu como um fundo internacional para a conservação dos ursos pandas na China. O panda do nosso logo foi inspirado na panda fêmea Chi-Chi, que tinha acabado de chegar ao Zoológico de Londres em 1961. O animal foi selecionado por ser lindo, ameaçado e amado por muitas pessoas em todo o planeta. Além disso, seria um símbolo facilmente reconhecido por todos e que poderia ser usado em impressões mais econômicas, em preto e branco.