The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Central Asia
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
A queima de combustíveis fósseis é a principal fonte de geração de energia no mundo. Essa prática, no entanto, traz uma série de impactos negativos para a vida e para o planeta: além de causar danos à saúde humana e ao meio ambiente, ela está diretamente relacionada à emissão de gases do efeito estufa --contribuindo, portanto, para o aumento da temperatura global e o avanço das mudanças climáticas, afetando especialmente comunidades mais pobres e vulnerabilizadas
Em meio a esse contexto, consideramos urgente a transição energética para fontes sustentáveis (isto é, renováveis e com baixo impacto ambiental e social). É preciso retirar os subsídios às energias fósseis e desenvolver outras fontes, como a solar, a eólica, a biomassa e a de resíduos, além de intensificar ações de eficiência energética e desenvolver a cadeia tecnológica do hidrogênio renovável.
Sendo assim, atuamos por meio da incidência política e da articulação com diferentes setores para impulsionar a transição para fontes de energia sustentáveis e com baixo impacto social e ambiental. Trabalhamos ainda para aumentar o acesso à energia elétrica para comunidades isoladas, estimulando o uso de fontes renováveis, e acompanhamos de perto as movimentações em áreas de fronteira exploratória, onde a instalação de um empreendimento para exploração de petróleo e gás pode representar uma série de riscos socioambientais.

Incidência política
Também atuamos para a aprovação de leis que estimulem a adoção de fontes energéticas renováveis e acompanhamos de perto as negociações realizadas nas principais conferências mundiais sobre o clima, como a COP. Defendemos, ainda, um novo acordo internacional sobre o clima, que seja justo e eficiente.

Acesso à eletricidade
Junto ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), participamos ainda da implementação e instalação de sistemas fotovoltaicos em duas reservas extrativistas do sul do Amazonas, permitindo o acesso a ventiladores e iluminação adequada, além da economia dos gastos antes destinados para a compra de combustível para um gerador.

Petróleo e Gás
Com base em evidências técnicas e científicas, realizamos levantamentos sobre os riscos da instalação de um empreendimento para exploração de petróleo e gás em determinada região, o que envolve uma análise das áreas sensíveis a um eventual derramamento de óleo e as espécies que se encontram no local. Além disso, analisamos se as licitações e os licenciamentos ambientais respeitam as normas nacionais que protegem o meio ambiente e os direitos das comunidades locais.

Produção Científica
Também reunimos em uma página especial, a Jornada da Energia Sustentável, estudos, dados e estratégias de implementação sobre diferentes fontes energéticas que estão sendo desenvolvidas no país.

Finanças de Carbono
As finanças de carbono são essenciais para enfrentar a crise climática, atuando como um mecanismo que apoia a transformação econômica e ambiental.
Financiar a conservação e o uso sustentável de ecossistemas como Soluções Baseadas na Natureza não é apenas uma ação climática eficaz, mas também uma estratégia inteligente de negócios. No escopo das finanças de carbono se destacam os mercados de carbono, que são parte de um conjunto mais amplo de instrumentos financeiros, como pagamentos por serviços ecossistêmicos e fundos para tecnologias de remoção de carbono.
A Rede WWF propõe cinco medidas estratégicas para líderes públicos e privados no sentido de ampliar o impacto das finanças de carbono e promover uma economia mais resiliente e sustentável: priorizar a transformação de mercado dentro das cadeias de valor; investir além dessas cadeias; garantir a integridade das soluções de mercado; aproveitar o poder da natureza; e implantar mecanismos financeiros inovadores.
Confira posicionamento completo do WWF sobre finanças de carbono no link abaixo.