The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Central Asia
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
O Pantanal é a maior área úmida contínua do planeta, abrigando grande diversidade biológica e cultural, além de importantes atividades econômicas, como a pecuária, a pesca e o turismo.
Reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade e Reserva da Biosfera pela ONU, o Pantanal é um tesouro vivo das águas do planeta, mantendo mais de 80% de seu território preservado em vegetação nativa. Também certificado pela Convenção de Ramsar, o bioma abriga quatro Sítios Ramsar, reforçando seu valor global para a natureza e para as pessoas.
O bioma pantaneiro faz parte da Bacia do Alto Paraguai (BAP), que engloba a planície — o Pantanal propriamente dito — e o planalto, conhecido como Cabeceiras do Pantanal, composto por 84% de Cerrado e 16% de Amazônia no território brasileiro.
Mais de 3 milhões de pessoas vivem na região pantaneira distribuída entre o Brasil, a Bolívia, o Paraguai e a Argentina, cuja dinâmica natural está profundamente ligada ao equilíbrio das águas e à conservação dos ecossistemas locais.
A Bacia do Alto Paraguai (BAP) conecta esses quatro países, tornando a cooperação internacional essencial para sua preservação. A região funciona como um grande sistema de regulação hídrica, filtrando e distribuindo as águas que vêm das Cabeceiras do Pantanal e dos rios voadores originados na Amazônia.
No entanto, a resiliência do Pantanal está sendo colocada à prova, e hoje temos a redução de 75% das áreas permanentemente alagadas, aproximadamente 1,2 milhões de hectares (MapBiomas, 2024). As principais ameaças incluem:
- A expansão das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), que fragmentam os rios e afetam o pulso de inundação do bioma, bem como a biodiversidade aquática e a economia regional;
- A mudança no uso do solo e o avanço do desmatamento da vegetação nativa principalmente nas Cabeceiras do Pantanal;
- A degradação das Áreas de Preservação Permanente (APP) e assoreamento dos rios nas Cabeceiras e no Pantanal;
- Projetos de infraestrutura de grande impacto comprometem a integridade de Territórios Indígenas (TI), Unidades de Conservação (UC) e outras áreas essenciais à manutenção das águas, da biodiversidade e dos modos de vida locais, além de gerar perdas econômicas para a região;
- Incêndios não controlados, agravados por ações criminosas, pelas mudanças no uso do solo e pelas mudanças climáticas;
- O conflito crescente entre onças-pintadas (Panthera onca) e comunidades pecuaristas no Pantanal representa uma ameaça significativa, alimentada pela sobreposição entre áreas de produção agropecuária e o habitat essencial dessa espécie emblemática.
- Desconhecimento nacional e internacional sobre o Pantanal e sua importância para o clima, biodiversidade, recursos hídricos e cultura de um povo.
CONHEÇA MAIS SOBRE O PANTANAL
Junte-se a nós em defesa do Pantanal, da natureza e das pessoas.
O que é um Sítio Ramsar?

Um Sítio Ramsar é uma área úmida — como pântanos, lagoas, manguezais, banhados, estuários ou áreas alagadas — reconhecida internacionalmente por sua importância ecológica, econômica, cultural e científica, especialmente para a conservação da biodiversidade e o bem-estar humano.
O WWF-Brasil atua para garantir rios livres, proteger o ciclo natural das águas, fortalecer a sociobiodiversidade e a produção responsável na paisagem. Nossa ação acontece na região da planície Pantaneira e nas cabeceiras do Pantanal, Bacia do Alto Paraguai , com foco em:
Contribuímos para ampliar as Áreas Protegidas e promover corredores ecológicos que asseguram a movimentação da fauna e a integridade dos processos ecológicos.
Incidimos politicamente contra a proliferação de PCHs e defendemos alternativas energéticas mais eficientes e socialmente justas.
- Trabalhamos pela restauração de áreas degradadas, especialmente de nascentes e beiras de rios, e reabilitação de pastagens degradadas garantindo a manutenção e aumento da resiliência hídrica e da segurança alimentar, assim como conectamos atores e setores locais, ampliando renda e empoderando comunidades;
- Atuamos com incidência política para melhorar ou apoiar a criação de legislações e mecanismos financeiros voltados a restauração da vegetação nativa e pecuária responsável visando garantir diretrizes e recursos para recuperação de áreas degradadas e cadeias de desmatamento livre;
Desenvolvemos ações de capacitação e prevenção junto a gestores e comunidades, unindo ciência e saberes locais para mitigar riscos ambientais.
Promovemos estudos e análises de custo-benefício que avaliam os impactos de empreendimentos sobre o bioma e as populações locais.
Promovemos o diálogo entre comunidades, produtores e conservação, reduzindo conflitos e valorizando a presença dela como símbolo de um Pantanal equilibrado.
O WWF-Brasil atua em parcerias com as populações locais, envolvendo comunidades pantaneiras, produtores rurais, ONGs, parceiros e prestadores de serviços regionais e setores do governo — para fortalecer práticas produtivas sustentáveis, como a pecuária regenerativa e adaptada à conservação, o turismo de natureza e cadeias da sociobiodiversidade.