The WWF is run at a local level by the following offices...
- WWF Global
- Adria
- Argentina
- Armenia
- AsiaPacific
- Australia
- Austria
- Azerbaijan
- Belgium
- Bhutan
- Bolivia
- Borneo
- Brazil
- Bulgaria
- Cambodia
- Cameroon
- Canada
- Caucasus
- Central African Republic
- Central America
- Central Asia
- Chile
- China
- Colombia
- Croatia
- Democratic Republic of the Congo
- Denmark
- Ecuador
- European Policy Office
- Finland
Desmatamento Zero
O desmatamento vem acontecendo em ritmos alarmantes no Brasil, e um dos maiores desafios é a conservação dos biomas e de seus ecossistemas.
A pressão por uma maior produção de alimentos com a expansão de terras agrícolas e pastagens sobre áreas de mata nativa no país, em especial no Cerrado e Amazônia, é um dos fatores que tem contribuído para o avanço do desmatamento.
Fato é que não é preciso desmatar para produzir: basta melhorar o uso das terras já utilizadas para a agricultura e pecuária no Brasil e que, hoje, se encontram subutilizadas ou degradadas, com baixa capacidade produtiva.
É por isso que trabalhamos para transformar os ciclos de produção, articulando a colaboração entre governos, empresas, setor financeiro e de produção agropecuária.

Agropecuária responsável
A agropecuária responsável atua em favor da recuperação de pastagens degradadas e da conservação da vegetação nativa, sem ter que desmatar mais. Essa prática é essencial para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, conservar a biodiversidade e respeitar os direitos humanos. Ao substituir o desmatamento por estratégias de recuperação de pastagens degradadas é possível obter eficiência, estabilidade econômica e a manutenção dos recursos naturais que sustentam a produção rural e a vida humana.

Mercados Livres de Desmatamento e Conversão (DCF)
Atuar em Mercados DCF significa buscar soluções para garantir que as cadeias produtivas se tornem livres de desmatamento e conversão. Por meio do engajamento com o setor corporativo, disseminamos conhecimento de metodologias e ferramentas que apoiam as empresas a ajustarem suas operações para atender padrões de proteção socioambiental suficientes para erradicar o desmatamento e a conversão.

Incidência Política
Incidir politicamente neste segmento significa atuar pela criação e implementação de políticas de desmatamento zero, que englobam o fim de qualquer tipo de desmatamento, tanto legal como ilegal.
Por meio da incidência política, buscamos influenciar discussões sobre as regras legais e do mercado para fortalecer o monitoramento das cadeias de produção, incentivando a agenda de conservação da biodiversidade e desestimulando práticas relacionadas ao desmatamento.

Finanças Verdes
Atuamos para influenciar positivamente o mercado financeiro sobre os riscos do modelo agropecuário atual, mostrando que desmatamento gera impactos econômicos, sociais e ambientais. Buscamos fortalecer iniciativas que Buscamos fortalecer iniciativas que direcionem fluxos financeiros para negócios livres de desmatamento e de baixo carbono, transformando potenciais fontes de degradação em investimentos na conservação e uso sustentável dos recursos naturais. .

Rastreabilidade
Atuar em rastreabilidade é fundamental para erradicar o desmatamento no Brasil, assegurando cadeias produtivas livres de conversão e com transparência socioambiental. Além de reduzir os impactos das mudanças climáticas, como secas e inundações, negócios que adotam esse caminho conquistam vantagens competitivas. Com soluções já disponíveis, o controle de origem fortalece a economia e gera benefícios para a sociedade.
Para consolidar e divulgar o conhecimento do WWF-Brasil sobre desmatamento zero, publicamos diversos estudos e relatórios científicos. Nosso objetivo é influenciar, com base em evidências científicas, os debates sobre políticas públicas e empresariais no país. Confira algumas de nossas publicações: