Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque comemora 10 anos de criação | WWF Brasil

Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque comemora 10 anos de criação



22 Agosto 2012   |  
Com cerca de 3,8 milhões de hectares, o Tumucumaque é uma das maiores porções de floresta tropical protegida do mundo
Com cerca de 3,8 milhões de hectares, o Tumucumaque é uma das maiores porções de floresta tropical protegida do mundo
© Acervo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
Por Alessandra Lameira e Jorge Eduardo Dantas

O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque (PNMT), situado entre os Estados do Amapá e do Pará, completa nesta quarta-feira, 22 de agosto, 10 anos de criação. Para celebrar a data, a equipe gestora desta Unidade de Conservação realizará uma programação especial na primeira semana de setembro, que vai envolver o conselho consultivo do parque, o poder público e a sociedade civil dos municípios do entorno, como Oiapoque, Laranjal do Jari, Serra do Navio, Calçoene e Almeirim.
 
Uma das atividades previstas para a celebração será a inauguração, no dia 4 de setembro, do “Centro Rústico de Vivência” (CRV), que deve receber a visita de 40 convidados. A idéia é que o CRV sirva como base para a futura instalação de um Centro de Interpretação da Natureza – “um lugar para mostrar e apresentar as características naturais dessa área para o público em geral”, explicou o Coordenador de Articulação Institucional e Comunitária & Educação Ambiental do Parque, Paulo Russo. Hoje, já está sendo montado o acampamento que dará acesso ao Centro Rústico de Vivência.
 
No dia 5 de setembro, no Dia da Amazônia, estão previstas a realização de atividades culturais, como uma retrospectiva dos principais fatos relacionados à história do Tumucumaque e uma apresentação do grupo Raízes do Bolão – que vai exibir um número de Marabaixo, uma dança típica daquela região. 

Também ocorre neste mesmo dia o passeio dentro de uma trilha que levará os convidados até as margens do rio Feliz, onde está situada uma das mais belas paisagens da entrada do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.
 
Para chegar ao local das comemorações, os convidados sairão de Macapá até o município de Serra do Navio, e de lá irão para o acampamento em “voadeiras”. A viagem ao longo do rio deve durar cerca de 4 horas. Estão envolvidos na mobilização a equipe do Parque Nacional, colaboradores da região e o 34ª Batalhão da Infantaria de Selva.
 
“Fase mais interessante”

O chefe do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, Cristopher Jaster, contou que o Parque vive, hoje, um momento único desde sua criação. “Estamos vivendo talvez a fase mais interessante na história desta Unidade de Conservação. Após a aprovação do Plano de Manejo, estamos focando os trabalhos nos objetivos de um Parque Nacional, ou seja, queremos abrir esta área para visitação, dando mais visibilidade a ela e ao Estado do Amapá”, afirmou.
 
Jaster disse ainda que outro dos objetivos do Tumucumaque é, por meio do ecoturismo, proporcionar emprego e renda às populações do entorno. “Além disso, a pesquisa científica, a educação ambiental, a recreação ao ar livre e o contato com a natureza são objetivos importantes que devem nortear o trabalho dos gestores”, declarou.

O analista de conservação do WWF-Brasil, Luiz Coltro, disse que a programação especial servirá para “comemorar o sucesso” que esta Unidade de Conservação se tornou. “Temos um conselho consultivo formado, atuante e capacitado. Existe um plano de manejo oficialmente reconhecido. Temos iniciativas de uso público e educação ambiental. São fatores relevantes que geram aproximação do Parque com as comunidades do seu entorno. Isso é legal”, explicou.
 
Luiz afirmou ainda que, apesar de ser uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, cujo uso e visitação são mais restritos, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque não possui essa característica. “Esse é um dos exemplos de unidade de proteção integral que tem uma relação interessante com seu entorno. As comunidades próximas querem projetos pedagógicos, querem participar do conselho da UC. Existe um sentimento de pertencimento entre os ribeirinhos e a área protegida”, contou.
  
No Escudo das Guianas
 
O Tumucumaque é o maior Parque Nacional do Brasil e uma das maiores áreas de floresta tropical protegidas do mundo, com uma área aproximada de 3, 8 milhões de hectares. Foi criado em 22 de agosto de 2002 e está localizado numa porção da Floresta Amazônica bem peculiar, com características únicas e ainda pouco conhecidas, na região conhecida como Escudo das Guianas, ao noroeste do Amapá.

Ele está situado em parte dos municípios amapaenses de Oiapoque, Calçoene, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Laranjal do Jari; além de uma pequena porção do município de Almeirim, no Pará.
 
O principal objetivo desta área é a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, que possibilitem a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico, que contribuam com a melhoria da qualidade de vida das populações situadas em suas imediações.
 
O WWF-Brasil apoia a implementação do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque há vários anos e já realizou expedições científicas para esta Unidade de Conservação em duas ocasiões: em 2006 e 2011. Informações sobre esses trabalhos estão disponíveis aqui e aqui.

Também é possível acompanhar as novidades do Tumucumaque por meio do blog da UC - disponível aqui ou pelo twitter desta área protegida, aqui.
Com cerca de 3,8 milhões de hectares, o Tumucumaque é uma das maiores porções de floresta tropical protegida do mundo
Com cerca de 3,8 milhões de hectares, o Tumucumaque é uma das maiores porções de floresta tropical protegida do mundo
© Acervo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque Enlarge
Crianças wajãpi, moradoras do entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
Crianças wajãpi, moradoras do entorno do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque
© WWF-Brasil/ Cassandra Oliveira Enlarge
Anfíbio encontrado durante nas imediações do Parque
Anfíbio encontrado nas imediações do Parque
© WWF-Brasil/ Zig Koch Enlarge
O Tumucumaque está situado na área conhecida como
O Tumucumaque está situado na área conhecida como "Escudo das Guianas", que possui características únicas
© Acervo do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus
DOE AGORA
DOE AGORA