Movimento Cyan lança sistema de descontos para quem economizar água | WWF Brasil

Movimento Cyan lança sistema de descontos para quem economizar água



22 Março 2011   |  
Gotas caindo na superfície da água
Um dos principais objetivos da parceria é o uso responsável dos recursos hídricos.
© © Chris Martin Bahr / WWF

Com um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) consolidado há 19 anos, a Ambev tem como prioridade o cuidado com o meio ambiente. Em linha com essa atuação, a companhia lança, neste Dia Mundial da Água, o Banco Cyan. Trata-se de um desdobramento do “Movimento Cyan – Quem vê água enxerga seu valor”, a campanha de conscientização da sociedade sobre o uso racional desse recurso natural lançada ano passado pela companhia e que, em Brasília, tem uma ampla parceria com o WWF-Brasil, na defesa das nascentes e das áreas de cabeceiras do Distrito Federal.

Por meio do Banco CYAN, uma parceria inédita com a Sabesp e, futuramente, com outras concessionárias de água do país, as pessoas terão acesso à média de consumo de água de seu imóvel. E, à medida que elas diminuírem (ou até mesmo mantiverem) o consumo, ganharão pontos, que poderão ser usados como desconto em sites de compras na internet, como o Submarino e Lojas Americanas.

Com essa iniciativa, idealizada e desenvolvida ao longo do ano passado, a Ambev quer estimular o consumo racional da água e ajudar na conscientização das pessoas quanto à relevância desse tema, recompensando aqueles que conseguirem diminuir a utilização do recurso.

“Quando lançamos o Movimento Cyan em 2010, o objetivo ao longo do primeiro ano era alertar a sociedade para a importância de discutir o tema. Agora, queremos engajar as pessoas nessa causa”, explica Ricardo Rolim, diretor de relações socioambientais da Ambev.

Para o coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil, trata-se de uma criativa e que pode ser bastante efetiva. “Ao mesmo tempo em que buscamos conscientizar a população quanto ao consumo sustentável da água, Cyan e Sabesp oferecem vantagens a quem o faz na prática”, avaliou.

Inicialmente, o Banco Cyan estará disponível para os 6,2 milhões de imóveis registrados pela Sabesp, ou seja, 23,6 milhões de pessoas de 364 municípios do Estado de São Paulo poderão participar. Em breve, outras parcerias com concessionárias de água serão firmadas para que a iniciativa seja estendida a outros Estados do país. “O anúncio de mais esta iniciativa demonstra a perenidade do Movimento Cyan, que foi criado com o objetivo de ser uma mobilização constante em torno do uso racional da água”, enfatiza Ricardo Rolim.

Para a Ambev, a preservação da água é essencial para a manutenção de seus negócios. Por isso, o recurso – que representa 95% de seu principal produto, a cerveja – está no centro de suas ações de sustentabilidade ambiental.

Debate na Oca -- O anúncio dessa iniciativa foi feito hoje em um evento organizado pela Ambev para celebrar o Dia Mundial da Água. Em um espaço reservado dentro da mega exposição Água na Oca, instalada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, a companhia organizou um debate sobre o tema água, no qual 16 pessoas, entre especialistas, pesquisadores, representantes do governo e celebridades nacionais e internacionais, expuseram suas opiniões.

Entre os debatedores, estão nomes como o publicitário Nizan Guanaes, o navegador Amyr Klink, o publisher Paulo Lima, o artista Eduardo Srur, o deputado federal Alfredo Sirkis (PV-RJ), o consultor da GO Associados, Gesner de Oliveira, e o presidente do Instituto-E, Oskar Metsavaht. A apresentação do evento ficou por conta de Ricardo Young e Cynthia Howlett.  Todo o conteúdo  desses debates será disponíbilizado no site do Movimento Cyan (www.movimentoCyan.com.br).

A reunião contou também com a presença de outro parceiro, a ONG americana Waves for Water, que, graças ao Movimento Cyan, doou 200 filtros de água para as vítimas das chuvas no Estado do Rio de Janeiro – o suficiente para assistir 20.000 pessoas por dia. A continuidade da parceria garantirá novas doações de filtros de água a comunidades vulneráveis.

Gotas caindo na superfície da água
Um dos principais objetivos da parceria é o uso responsável dos recursos hídricos.
© © Chris Martin Bahr / WWF Enlarge
Logo Movimento Cyan
O Movimento Cyan, de cunho nacional, trabalha em parceria com o WWF-Brasil, no DF, em defesa das nascentes e cabeceiras.
© Ambev Enlarge

Comentários

blog comments powered by Disqus
DOE AGORA
DOE AGORA