WWF-Brasil realiza seminário sobre desafios e oportunidades no Estado do Acre

junho, 23 2016

Iniciativa Protegendo Florestas possibilitou a proteção de 1 bilhão de árvores e evitou a emissão de 3,76 milhões de toneladas de gases de efeito estufa
O WWF-Brasil e diversos parceiros governamentais e não-governamentais realizaram na última semana, em Rio Branco (AC), um seminário de avaliação dos resultados do projeto Protegendo Florestas/Sky RainForest Rescue (SRR).

Desenvolvido desde 2009 com o apoio da empresa de comunicação Sky, da Inglaterra, o projeto executou uma série de atividades cujos objetivos foram: reduzir o desmatamento ao longo da BR-364, uma estrada federal que corta todo o Acre; melhorar os links de mercados de produtos florestais; e sensibilizar a sociedade para a importância da conservação das florestas.

Entre seus principais resultados estão a conservação de 1 bilhão de árvores em território acriano e o fato de ter evitado a emissão de 3,76 milhões de toneladas de gases de efeito estufa – que contribuem com as mudanças climáticas e vem provocando fenômenos climáticos extremos por todo o globo (como furacões, tempestades, inundações e secas).

Agricultura menos danosa

O projeto Protegendo Florestas/Sky RainForest Rescue (SRR) também ajudou a aumentar  em 240% a renda média bruta dos seringueiros envolvidos na empreitada; possibilitou a manutenção dos estoques de pirarucu (Arapaima Gigas) em Feijó – garantindo a conservação da espécie e a geração de renda para grupos de pescadores; e promoveu ações de Educação Ambiental que envolveram 170 professores e beneficiaram 2.500 alunos.

Outro resultado foi a viabilização do programa de certificação do Acre, contribuindo para a redução do uso do fogo e desmatamento por pequenos produtores. Mais de 2,3 mil famílias foram certificadas em Feijó, Tarauacá e Manoel Urbano. Por conta desta ação, na área do projeto ocorreu o aumento de 17% das áreas de agrofloresta – o que significa que ali passou a ser praticada uma agricultura mais harmônica com a biodiversidade amazônica e menos danosa ao Meio Ambiente;

A parceria WWF, Sky e Governo do Acre também possibilitou a criação do Sistema de Serviços Ambientais do Acre (Sisa) e do Plano Estadual de Recursos Hídricos.

Melhorar e aprofundar

Em maio, o WWF-Brasil já havia realizado um seminário em Feijó, para que os beneficiários da iniciativa (pequenos produtores, pescadores e extrativistas) fizessem sua avaliação e indicassem os desafios futuros para a conservação e uso sustentável da floresta.

O seminário de Rio Branco contou com 40 pessoas, entre gestores públicos, autoridades, extrativistas, produtores rurais, beneficiários dos projetos e representantes da sociedade civil. Eles participaram de palestras, grupos de trabalho, discussões temáticas e debateram como o WWF-Brasil pode melhorar suas atividades no Acre e melhorar os resultados obtidos até aqui.

O secretário-geral da Cooperativa Agroextrativista de Tarauacá (CAET), Carlos Alberto Ferreira, afirmou que o seminário mostrou a seriedade das discussões do WWF-Brasil.

“Fizemos uma reflexão transparente sobre os processos realizados no Acre. Nós discutimos de maneira clara, tranquila, avaliamos o que deu certo no projeto e as dificuldades que tivemos durante nosso trabalho conjunto”, afirmou.

O WWF-Brasil apoia a CAET há vários anos e já promoveu, entre outras ações, doação de equipamentos para a cooperativa, oficinas, capacitações, e ajudou no diálogo dos produtores junto ao Governo do Estado. A CAET representa hoje 69 cooperados e beneficia 300 famílias da cidade de Tarauacá.

Transparência

O coordenador-adjunto do Programa Amazônia do WWF-Brasil, Ricardo Mello, contou que a ideia do seminário foi realizar uma avaliação participativa do projeto.

“Estamos desenhando nossas próximas atividades e queremos que os parceiros estejam conosco neste momento. Vamos pensar novas ações e estratégias e queremos ouví-los, queremos que eles estejam conosco”, declarou.

Para a gestora de programas do WWF-Inglaterra Sarah Hutchison, a realização do seminário mostra que o WWF está aberto para uma avaliação crítica e construtiva de suas práticas. “A transparência é um valor forte para nós e será, nos próximos anos, mais forte ainda. Por isso estamos aqui, ouvindo os parceiros e colhendo as contribuições deles”, disse.

O WWF-Inglaterra foi o principal apoiador do projeto Protegendo Florestas/Sky RainForest Rescue (SRR).

Para o titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Carlos Edegard de Deus, a parceria do WWF-Brasil com o Acre é importante porque possibilitou a ocorrência de um trabalho integrado. “Com isso, otimizamos tempo e esforço para atingir um objetivo comum, que é o desenvolvimento sustentável na floresta. Além disso, a parceria nos traz uma grande expertise e nos dá muito potencial de articulação e mobilização junto à sociedade”, contou o secretário.
Iniciativa Protegendo Florestas possibilitou a proteção de 1 bilhão de árvores
© WWF-Brasil
Projeto também evitou a emissão de 3,76 milhões de toneladas de gases de efeito estufa
© WWF-Brasil