Texto da ONU sobre clima será apresentado pela primeira vez

junho, 01 2009

Organização das Nações Unidas apresenta hoje texto que servirá de base para o novo acordo global de clima, que deve ser assinado em dezembro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.
Hoje será dado mais um passo em direção ao novo acordo de clima, que deve ser assinado em dezembro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca.

Pela primeira vez, a Organização das Nações Unidas irá apresentar o texto que servirá de base para o novo tratado aos negociadores dos 190 países que fazem parte da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima.
 
Os delegados das nações têm a missão de analisar o texto de hoje a 12 de junho em Bonn, na Alemanha. "A ONU inseriu no texto propostas boas e ruins. É uma base para as negociações. Agora não há mais desculpa para que os países guardem sigilo sobre suas posições.
 
Temos que trabalhar em cima deste documento e entrar nas negociações reais e honestas, pois é a única forma de conseguirmos alcançar os resultados ambiciosos de que o mundo precisa", afirma Kim Carstensen, líder da Iniciativa Global de Mudanças Climáticas da Rede WWF.
 
Há muitos pontos que ainda precisam ser acordados, mas os principais deles para a Rede WWF são: manter o aquecimento do planeta abaixo de 2º C, nível a partir do qual as alterações climáticas serão desastrosas, garantir que o pico das emissões mundiais de carbono ocorra antes de 2020 e depois diminuam rapidamente em 80% até 2050, em comparação com os níveis de 1990.
 
É importante também que os países industrializados, enquanto grupo, reduzam suas emissões em no mínimo 40% até 2020, em comparação com os níveis de 1990.

Já os países em desenvolvimento, como o Brasil, devem se comprometer, enquanto grupo, a reduzir em 30% suas emissões, de forma mensurável, passível de relato e verificável, até 2020, de acordo com o cenário tendencial de cada nação.
 
Não será desta vez que todos estes pontos serão definidos, mas uma equipe de especialistas do WWF-Brasil e da Rede WWF estará no local acompanhando as negociações para pressionar os negociadores a avançarem o máximo possível no texto do novo acordo.
 
Ainda haverá mais três reuniões como esta antes do grande encontro de Copenhague para que os negociadores cheguem a uma proposta final de texto a ser acordada em dezembro deste ano.
DOE AGORA
DOE AGORA