​WWF-Brasil apoia curso de bem-estar animal | WWF Brasil

​WWF-Brasil apoia curso de bem-estar animal

06 Julho 2017   |
© WWF-Brasil
Compreender as necessidades dos animais para melhorar a qualidade de vida nas fazendas e oferecer condições para que eles se adaptem, da melhor forma possível, ao ambiente em que estão. Esse foi o tema do curso “Manejo racional e bem-estar animal” organizado pela Associação de Produtores de Novilho Precoce, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, nos dias 22 e 23 de junho, e que contou com o apoio do WWF-Brasil.

A capacitação é importante para orientar, principalmente, os funcionários que lidam diariamente com os animais. “Nas fazendas, as práticas que objetivam o bem-estar dos animais devem garantir que eles tenham comida e água fresca, cuidados veterinários, manejo adequado, sem violência e maus tratos e o meio ambiente adequado”, afirma a analista de conservação do WWF-Brasil, Flávia Araújo, que participou do curso. “A produção pecuária deve repensar a relação homem-animal, pois o animal é um ser ciente e o manejo racional gera benefícios no bem-estar animal e melhora a qualidade da carne e rendimento na produção”, completa.

De acordo com a analista de conservação do WWF-Brasil, o manejo racional também possui influência direta na qualidade da carne e na rentabilidade do produtor rural. “ Muitas vezes a carne chega à mesa do consumidor com aspecto escuro, dura, pouco saborosa. Estes são alguns indícios que o bovino antes de ser abatido sofreu níveis de estresse elevados e/ou maus-tratos na propriedade rural ou durante o transporte até frigorífico”.

O WWF-Brasil e a Novilho Precoce
O WWF-Brasil trabalha para que seja possível produzir sem destruir a natureza, garantindo a sustentabilidade ambiental para as futuras gerações e mantendo a rentabilidade para os pecuaristas. Nesse sentido, desenvolve, desde 2016 trabalhos em parceria com a Associação Novilho Precoce. O foco é a expansão das propriedades que adotam boas práticas pecuárias, em busca de resultados de impacto na conservação de solo, água e biodiversidade, ao mesmo tempo que estimula e apoia a estruturação de cadeias produtivas responsáveis, com foco no bem-estar animal e ambiental.

© WWF-Brasil Enlarge
O manejo racional também possui influência direta na qualidade da carne e na rentabilidade do produtor rural