Em seminário em Brasília (DF), instituições discutem governança aplicada ao setor socioambiental | WWF Brasil

03 Julho 2017   |
Encontro teve o objetivo de fortalecer a articulação de diversas entidades da sociedade civil
© Divulgação/ IPAM
Um grupo de instituições promoveu recentemente em Brasília (DF), uma discussão sobre governança aplicada ao universo socioambiental brasileiro. A ideia foi discutir como a Academia – no caso universidades, e institutos e centros de pesquisa – poderia ajudar a aperfeiçoar a discussão sobre esse assunto na Amazônia.

“Governança” é um termo amplo, que envolve uma série de definições diferentes. No entanto, aplicado ao setor socioambiental, dizer que um processo “possui boa governança” significa que aquele projeto ou aquela iniciativa preza pelo estado de direito, pela transparência, pela responsabilidade e orientação por consenso - garantindo igualdade, inclusividade e eficiência na prestação de contas.

Na prática, essa discussão envolve repartição de benefícios, articulação entre governos e sociedade civil, uso de informações públicas, promoção de espaços participativos, fortalecimento das capacidades de prefeituras e Estados, capacitação de atores locais como associações, cooperativas, entidades de classe e empoderamento de atores sociais para liderança de processos e usufruto de benefícios.

Momento oportuno

Por meio de palestras, discussões em plenária, estudos de caso e trabalhos em grupo, os participantes do evento analisaram e refletiram sobre o estado da governança socioambiental na Amazônia; trocaram conhecimentos; conheceram iniciativas; apontaram desafios e esboçaram estratégias de atuação conjunta.

O WWF- Brasil, por meio de seu coordenador de Políticas Publicas, Michel Santos, apresentou o cenário atual de retrocesso das políticas socioambientais no Brasil e as estratégias que a sociedade civil tem desempenhado para se contrapor a esse momento.

Para o coordenador do Programa Amazônia da instituição, Ricardo Mello, a sociedade brasileira está num ‘momento oportuno’ para fazer este tipo de discussão.

“Vivemos um momento delicado na governança socioambiental da Amazônia, já que estamos presenciando vários retrocessos como tentativas de redução de unidades de conservação, redução das equipes e orçamentos das áreas ambientais dos estados e municípios e uma grande fragilidade da sociedade civil. Precisamos discutir como nos colocamos durante esse momento difícil”, explicou.

Para o professor no Programa de Conservação e Desenvolvimento Local na Universidade da Flórida, Robert Bushbacher, o processo de governança é um fluxo de tomada de decisões que afeta os recursos naturais.

“Governança tem a ver com o governo, mas vai além. Estamos passando por um momento difícil de retrocesso, mas essa crise é ao mesmo tempo um desafio e uma oportunidade para os atores locais. A universidade tem o papel de auxiliar neste cenário capacitando as comunidades”, contou.

Discussões

O WWF-Brasil entende que a boa governança é um dos componentes fundamentais de paisagens sustentáveis – um termo que designa ambientes, ecossistemas e locais que também prezam pelo bem-estar de suas populações; que garantem a conservação dos recursos naturais e atendem às suas necessidades econômicas especificas.

Alguns dos encaminhamentos saídos do evento de Brasília foram a criação, dentro da Rede de Capacitação da Amazônia (Recam), de um grupo de trabalho para pensar em maneiras de fomentar este debate dentro da Amazônia e fora dela.

O seminário Governança Socioambiental na Amazônia: Atualidades e Aspirações aconteceu nos dias 21 e 22 de junho, no Centro Cultural de Brasília( CCB) e foi organizado pela Universidade da Flórida, pela Recam e pelo WWF-Brasil.
© Divulgação/ IPAM Enlarge
Mogno-brasileiro (Swietenia macrophylla), Amazonas, Brasil.