Termina o primeiro Festival Tô Ligado na Energia em Natal
junho, 21 2017
Iniciativa da Cosern em parceria com WWF-Brasil oferece 6 semanas de oficinas culturais e artísticas sobre energia.
Uma enorme festa marcou o encerramento do Festival Tô Ligado na Energia da Escola Padre Miguelinho, de Natal. A escola, localizada no bairro de Alecrim, foi a primeira do Rio Grande do Norte a receber a iniciativa, idealizada pelo Grupo Neoenergia, por meio da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), e que teve organização do WWF-Brasil.Durante seis semanas, alunos e professores, divididos em três equipes (amarela, verde e azul), se engajam e participam de oficinas de teatro, dança, música, grafite, percussão, laboratório de blog e mídias sociais, entre outras atividades focadas em eficiência energética, segurança e energia elétrica. Outras edições já acontecem desde 2016 em escolas de Recife e Salvador.
“O Festival é importante para que os alunos levem essas informações sobre o uso consciente e seguro de energia para suas casas, suas famílias e amigos. Dessa forma, os jovens assim contribuem para a economia de eletricidade e, no fim das contas, para o bem do meio ambiente”, avalia Marcello Nunes de Freitas, da Cosern. O Festival Tô Ligado na Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética regulado pela Aneel e conta ainda com o apoio das secretarias municipais de educação.
Para o WWF-Brasil, que além de organizar a edição de Natal, é responsável pela comunicação do Festival nos três estados, trabalhar a energia em escolas é importante para disseminar o cuidado com o uso consciente de nossos recursos e evidenciar a ligação da eletricidade gerada e consumida com a conservação do meio ambiente. A energia, de forma geral, é responsável por cerca de um terço das emissões brasileiras de gases de efeito estufa. Apesar da matriz elétrica brasileira ser majoritariamente limpa, caso não mudemos a tendência atual, o crescimento do uso de termelétricas tende a impactar negativamente nas metas brasileiras de redução de emissões.
“Precisamos entender desde cedo a origem da energia que consumimos”, comenta Alessandra Mathyas, analista de conservação do WWF-Brasil e responsável pela iniciativa. De acordo com ela, “trabalhar este tema com crianças e jovens é investir em um novo conceito de relacionamento com o planeta, mostrando que meio ambiente é também o local onde vivemos, faz parte do nosso dia a dia. Ao incentivarmos que cada um faça sua parte, mostramos que juntos podemos fazer muito”, avalia.
Após muito empenho, quem ganhou o Festival no Instituto Padre Miguelinho foi a equipe amarela. Alguns dos resultados que a levaram ao primeiro lugar podem ser vistos aqui. A próxima escola a receber o Festival será a Escola Don Nivaldo Monte, em meados de julho. Para saber mais, é só acompanhar o site oficial www.festivaltoligadonaenergia.com.br