Dia Mundial sem Carro

No dia 22 de setembro, deixe seu carro em casa
No dia 22 de setembro, comemora-se o Dia Mundial Sem Carro. A data tem o objetivo de chamar a atenção para os vários problemas causados pelo uso massivo de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos.

O movimento teve início em algumas cidades da Europa, durante a crise do petróleo na década de 70. Conhecida lá fora como World Carfree Day, a data foi oficialmente instituída em 2000 e chegou ao Brasil em 2001.

Reduzindo a pegada ecológica
Os automóveis que utilizamos em nosso cotidiano são movidos à combustíveis fósseis, ou seja, não renováveis. Esta fonte energética que vem do petróleo, do carvão e do gás natural polui o ar, principalmente nos grandes centros urbanos, devido à enorme quantidade de automóveis.

Hoje em dia, a ciência e a sociedade civil têm pressionado o poder público e a iniciativa privada na busca de soluções para a poluição. Este enorme problema agrava o aquecimento global e ocasiona o aumento de doenças respiratórias.

Por isso, um transporte sustentável tem de utilizar eficazmente a energia, ou seja, transportar o máximo de carga possível gastando o mínimo de combustível.

Daí a importância de se utilizar o transporte coletivo e de se oferecer carona
sempre que possível. Andar de bicicleta e fazer pequenos trechos a pé, também ajuda a reduzir sua pegada.

Faça sua parte

  • Prefira o transporte público. Além de ser menos poluente, você evitará parte do estresse do dia-a-dia;
  • Use bicicleta ou caminhe sempre que possível. É saudável e você estará contribuindo para um planeta mais limpo;
  • Se não houver ciclovias, fale com seus representantes políticos para que as construam;
  • Para viagens curtas a trabalho ou de turismo, prefira o ônibus.
DOE AGORA
DOE AGORA