Atividades como o garimpo, a extração ilegal de madeira e práticas agropecuárias irregulares impulsionaram o desmatamento no Brasil nos últimos anos, e um dos maiores desafios do país atualmente é a preservação dos biomas e da sua biodiversidade.

Além de trazer uma série de prejuízos para a vida e para o planeta, a devastação das áreas naturais é hoje a principal fonte de emissões de gases do efeito estufa no Brasil. Barrar o desmatamento é urgente para que possamos frear as mudanças climáticas --em alguns biomas, no entanto, a degradação é tão grande que é preciso trabalhar também pela restauração desses ecossistemas.

A hora de agir é agora. Por isso, atuamos em diferentes frentes para evitar o avanço da degradação dos biomas, para promover a conservação da biodiversidade e para fortalecer as cadeias de restauração no país, gerando empregos e contribuindo para novos modelos produtivos inclusivos, além de ajudar a promover um futuro mais justo e saudável para todos.

Conheça nosso trabalho

Desmatamento Zero

Além de contribuir para o avanço das mudanças climáticas, o desmatamento leva a perdas de produtividade do solo, à redução da biodiversidade, à extinção de espécies e também afeta os povos e comunidades tradicionais.

Acreditamos que, quando se fala em desmatamento, já não é mais possível discutir apenas o que cabe ou não dentro da lei. Por isso, trabalhamos pela criação e implementação de políticas de desmatamento zero, que engloba o fim de qualquer tipo de desmatamento, tanto legal como ilegal.

Proteção de Espécies

O Brasil é um dos países mais ricos em espécies do mundo: abrigamos cerca de 20% da biodiversidade do planeta. Mas a trajetória de degradação ambiental e o avanço do desmatamento no país fazem com que a fauna brasileira esteja sob ameaça constante, colocando em risco o funcionamento dos ecossistemas e o equilíbrio da natureza. Por isso, trabalhamos pela proteção e conservação das espécies brasileiras.

Impactos do Garimpo

Vemos com preocupação a realização de atividades de garimpo ilegal de ouro na Amazônia e trabalhamos em diferentes frentes para garantir os direitos dos povos indígenas e comunidades locais, além de contribuir para barrar o avanço dessas ações criminosas e para reduzir seus impactos socioambientais.

Restauração de Paisagens

Nosso trabalho em restauração é realizado ao lado das comunidades locais, em especial aquelas que tradicionalmente são invisibilizadas dentro da sociedade, como os quilombolas e os agricultores familiares assentados, porque acreditamos no impacto positivo dessas ações para o ambiente e as pessoas.

O funcionamento pleno de uma cadeia de restauração é sinônimo de geração de renda, segurança alimentar, resgate cultural e uma melhor qualidade de vida para essas comunidades, que devem ser as vozes protagonistas de todo esse processo.

Áreas Protegidas

Trabalhamos na defesa das Unidades de Conservação, áreas naturais que preservam a biodiversidade, conservam a vida, garantem a estabilidade climática e permitem o uso sustentável dos recursos naturais.