Atividades como o garimpo, a extração ilegal de madeira e práticas agropecuárias irregulares impulsionaram o desmatamento no Brasil nos últimos anos, e um dos maiores desafios do país atualmente é a preservação dos biomas e da sua biodiversidade. 

Além de trazer uma série de prejuízos para a vida e para o planeta, a devastação das áreas naturais é hoje a principal fonte de emissões de gases do efeito estufa no Brasil. Barrar o desmatamento é urgente para que possamos frear as mudanças climáticas --em alguns biomas, no entanto, a degradação é tão grande que é preciso trabalhar também pela restauração desses ecossistemas. 

A hora de agir é agora. Por isso, atuamos em diferentes frentes para evitar o avanço da degradação dos biomas, para promover a conservação da biodiversidade e para fortalecer as cadeias de restauração no país, gerando empregos e contribuindo para novos modelos produtivos inclusivos, além de ajudar a promover um futuro mais justo e saudável para todos. 

Conheça nosso trabalho
 Vista aérea do desmpatamento no interior de Goiás

Desmatamento Zero

Além de contribuir para o avanço das mudanças climáticas, o desmatamento leva a perdas de produtividade do solo, à redução da biodiversidade, à extinção de espécies e também afeta os povos e comunidades tradicionais. 

Acreditamos que, quando se fala em desmatamento, já não é mais possível discutir apenas o que cabe ou não dentro da lei. Por isso, trabalhamos pela criação e implementação de políticas de desmatamento zero, que engloba o fim de qualquer tipo de desmatamento, tanto legal como ilegal.  
 Boto-cor-rosa (Inia geoffrensis) na Amazônia

Proteção de Espécies

O Brasil é um dos países mais ricos em espécies do mundo: abrigamos cerca de 20% da biodiversidade do planeta. Mas a trajetória de degradação ambiental e o avanço do desmatamento no país fazem com que a fauna brasileira esteja sob ameaça constante, colocando em risco o funcionamento dos ecossistemas e o equilíbrio da natureza. Por isso, trabalhamos pela proteção e conservação das espécies brasileiras. 
 garimpo, Tapajós, mercúrio, gold mining, mercury, Amazon

Impactos do Garimpo

Vemos com preocupação a realização de atividades de garimpo ilegal de ouro na Amazônia e trabalhamos em diferentes frentes para garantir os direitos dos povos indígenas e comunidades locais, além de contribuir para barrar o avanço dessas ações criminosas e para reduzir seus impactos socioambientais. 
 Restauração com semeadura direta nas Cabeceiras do Pantanal

Restauração de Paisagens

Nosso trabalho em restauração é realizado ao lado das comunidades locais, em especial aquelas que tradicionalmente são invisibilizadas dentro da sociedade, como os quilombolas e os agricultores familiares assentados, porque acreditamos no impacto positivo dessas ações para o ambiente e as pessoas. 

O funcionamento pleno de uma cadeia de restauração é sinônimo de geração de renda, segurança alimentar, resgate cultural e uma melhor qualidade de vida para essas comunidades, que devem ser as vozes protagonistas de todo esse processo. 
 Vista aérea Amazônia_footer

Áreas Protegidas

Trabalhamos na defesa das Unidades de Conservação, áreas naturais que preservam a biodiversidade, conservam a vida, garantem a estabilidade climática e permitem o uso sustentável dos recursos naturais.  
DOE AGORA
DOE AGORA