Conheça os palestrantes



31/08, às 14h: Geração de Energia Sustentável Descentralizada – potencial e novos mercados

SP Center: Av. Lineu de Paula Machado, 1088 / 1100 - Cidade Jardim
 
© WWF-Brasil
Logo do evento
© WWF-Brasil

André Costa Nahur

 
© WWF-Brasil
André Nahur, WWF-Brasil
© WWF-Brasil
Coordenador de mudanças climáticas e energia do WWF-Brasil. Biólogo, mestre em conservação e gestão de biodiversidade pela Universidade de Barcelona, MBA em gestão de projetos e mestrando em gestão econômica do meio ambiente na UnB. Atuou no setor privado, terceiro setor, cooperação internacional e instituições de pesquisas em temas relacionados à biodiversidade, sustentabilidade, mudanças climáticas, energia e alternativas econômicas para conservação. Antes do Programa de Clima e Energia do WWF-Brasil, trabalhou em organizações como Ipam e GIZ, acompanhando a agenda nacional e internacional de Mudanças Climáticas e Energia.

Carlos Nomoto

 
© WWF-Brasil
Carlos Nomoto, WWF-Brasil
© WWF-Brasil
Secrtário-geral do WWF-Brasil. Formado em Administração de Empresas com especialização em Gestão Corporativa pelo Insper, foi diretor de Sustentabilidade do Banco Santander. Atua há 10 anos na área de Sustentabilidade com experiência anterior em Private Banking, Asset Management e Planejamento Estratégico em diversas organizações, como Lloyds Bank e Eletricidade de Portugal. É também professor da Fundação Getúlio Vargas no MBA de Gestão Estratégica de Negócios, além de diretor do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável) e presidente da Câmara Técnica de Finanças Sustentáveis (CTFin). Coordenou expedições de ajuda humanitária de curto prazo em locais como Angola, Níger e Burkina Faso.

Fabio Rosa

 
© IDEAAS
Fabio Rosa, Renove e IDEAAS
© IDEAAS
Empreendedor social, criador e diretor executivo do IDEAAS – Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto sustentabilidade. Engenheiro Agrônomo, tem experiência na criação e na gestão de projetos nos setores privado e não-governamental para o desenvolvimento de modelos de negócios sociais. Suas áreas de especialidade são eletrificação rural e energias renováveis, usos produtivos de energia, manejo de biodiversidade e desenvolvimento de projetos rurais. Recebeu prêmios por suas iniciativas em empreendedorismo social com uso de tecnologia para o benefício da humanidade. Empreendedor Social reconhecido pela Ashoka,Fundação Schwab (Suíça) e Fundação AVINA (Suíça). Atualmente também preside a RENOVE(Rede Nacional de Organizações da Sociedade Civil para as Energias Renováveis).

Luis Otávio Colaferro

 
© Divulgação
Luis Otávio Colaferro, Blue Sol
© Divulgação
Formado em Administração de Empresas pela Grand Valley University (Estados Unidos). Com diversas experiências no empreendedorismo transformacional de alto impacto, Luis está à frente da área de cursos e treinamentos da Blue Sol e tem, como objetivo, disseminar a tecnologia solar fotovoltaica no Brasil e América Latina. O departamento de cursos e treinamentos da BlueSol já foi responsável pela formação de mais de 3.666 profissionais em energia solar desde Maio de 2011 até Julho de 2015, e já atingiu diretamente mais de 150.000 pessoas com conhecimentos sobre energia solar. 

Marco Aurélio Lenzi Castro

 
© Dvulgação
Marco Aurélio Castro, ANEEL
© Dvulgação
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília em 2000. Mestre em Engenharia Elétrica pela UnB, 2004. Pós-Graduação Lato sensu em Economia pela The George Washington University, 2007, Washington, DC, USA. Trabalhou no Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS entre 2001 e 2002. Atua como Especialista em Regulação da ANEEL desde 2002, com experiência na Regulação da Comercialização, Geração e Distribuição de energia elétrica. Entre janeiro de 2012 e julho de 2013, atuou como Especialista em Energia no Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Mark Senti

 
© Divulgação
Mark Senti, AML Superconductivity
© Divulgação
Empreendedor visionário com mais de 25 anos de experiência em empresas líderes na vanguarda da inovação e da tecnologia. Ele está na  direção da AML Superconductivity desde a sua criação, com responsabilidades que incluem o desenvolvimento de estratégias de negócio, estratégias de IP e joint ventures. Ele também colaborou com a NASA, Departamento de Defesa dos EUA, o Departamento de Energia dos EUA, Argonne National Laboratory, National High Magnetic Campo Lab, Masdar Institute dos Emirados Árabes Unidos e outras as grandes instituições.

Mauro Passos

 
© Instituto Ideal
Mauro Passo, Instituto Ideal
© Instituto Ideal
Engenheiro, pós graduado em planejamento energético. Funcionário de carreira aposentado da Eletrosul, foi vereador da capital catarinense de 1996-2002 e deputado federal de 2003 a 2007. Nos últimos 8 anos vem se dedicando exclusivamente ao Instituto IDEAL, com sede em Florianópolis, com ações que visam o fomento à energia limpa e renovável, prioritariamente a energia solar fotovoltaica. Entre os projetos desenvolvidos pelo instituto estão os Estádios Solares para a Copa do Mundo no Brasil, o 50 telhados, o Concurso Latino Americano de Monografias Acadêmicas Eco_Lógicas e a plataforma América do Sol. 

Nelson Fonseca Leite

 
© Abradee
Nelson Fonseca Leite (ABRADEE)
© Abradee
Graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui pós-graduação em Gestão de Negócios pelo IBMEC e Electric Power Management, pela JICA, no Japão. Trabalhou como engenheiro na Usina Nuclear de Angra dos Reis. Trabalhou 26 anos na CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), ocupando vários cargos de Gerente e Superintendente. Foi Diretor de Assuntos Regulatórios e Projetos Especiais e Diretor de Operação das Empresas Distribuidoras da Eletrobrás. Atualmente, ocupa o cargo de Presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica – ABRADEE.

Paula Scheidt Manoel

 
© Divulgação
Paula Scheidt Manoel, GIZ
© Divulgação
Trabalha desde 2010 com projetos de energias renováveis, com foco em energia solar fotovoltaica, na Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) no Brasil. É jornalista e mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua em apoio ao Instituto Ideal no programa América do Sol, vencedor do prêmio Energy Globe Award Brazil 2014. Foi editora e responsável pelo desenvolvimento do projeto editorial do Portal CarbonoBrasil, onde atuou de 2004 a 2009, e bolsista do programa Climate Change Media Partnership (CCMP) em 2009. Entre os cursos de aperfeiçoamento profissional realizados, destaque-se “Aspectos tecnológicos, econômicos e regulatórios em energias renováveis” da Academia de Energias Renováveis (RENAC) de Berlim, na Alemanha.

Paulo Rocha

 
© Divulgação
Paulo Rocha, Kue`ra
© Divulgação
Diretor da Ku`era Projetos Sustentáveis. Foi gerente programático da Fundação AVINA, onde, durante 10 anos, exerceu funções de gestor dos programas de Energias Renováveis, Indústrias Extrativas, Responsabilidade Social Empresarial e Negócios Inclusivos. Gerenciou a Rede Ação pela Cidadania Empresarial, constituída por organizações sociais e Federações de Indústrias do Brasil. Também foi Coordenador de Responsabilidade Social da Fundação Unimed. Paulo é graduado em Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela Universidade Católica de Minas Gerais. Possui um MBA em Gestão Estratégica (UNA), especialização em Gestão da Responsabilidade Social Empresarial (PUCMinas), e extensão destacada em Desafios e Oportunidades dos Negócios Inclusivos por SEKN/Harvard Business School, Desenvolvimento Sustentável e Comércio Internacional para as Pequenas e Médias Empresas pela CEPAL/GIZ e Formação de Redes para o Desenvolvimento pela ABDL / LEAD International.

Pedro Sirgado

 
© Divulgação
Pedro Sirgado, Instituto EDP
© Divulgação
Iniciou a sua carreira como Adjunto do Director-Geral do Ambiente do Governo de Portugal e aderiu ao setor elétrico em 2005 quando ingressou na Companhia Portuguesa de Produção de Eletricidade na área de meio ambiente. Passou depois para a EDP Produção onde desempenhou funções nas áreas de Desenvolvimento de Negócio e Organização e Processos. Foi Superintendente de Meio Ambiente da Energest e Superintendente Corporativo de Sustentabilidade da EDP no Brasil. Desde 2008 é o Diretor Executivo do Instituto EDP. Foi Presidente do Conselho de Ética do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável e participa de diversas organizações do terceiro setor.

Pedro Uczai

 
© Divulgação
Pedro Uczai, deputado federal
© Divulgação
Professor universitário e tem onze livros publicados. É deputado federal na segunda legislatura pelo estado de Santa Catarina. No Congresso preside quatro frentes parlamentares, entre elas, a Frente em Defesa das PCHs e Microgeração de Energia. Foi deputado estadual em três legislaturas e prefeito de Chapecó.

Ruben Agullo Pomares

 
© Divulgação
Ruben Agullo Pomares, Effitech
© Divulgação
Diretor técnico da Effitech Energias Renováveis-Brasil, na área de desenvolvimento de engenharia e projetos solares térmicos e fotovoltaicos. Atuou como diretor técnico da Effitech Espanha por 4 anos como coordenador de engenharia e instalação de sistemas solares. É especialista nessa área e também em design e implementação de plantas de biomassa para uso doméstico e industrial e em instalações energeticamente eficientes.
DOE AGORA
DOE AGORA