Realizações do Programa GFTN

A Rede Global de Florestas e Comércio do WWF (GFTN) foi fundada em 1991, quando um grupo pequeno e visionário de empresários britânicos se comprometeu a comprar produtos derivados da madeira apenas de florestas gerenciadas de maneira sustentável.
Essas companhias se transformaram no primeiro Grupo de Compradores WWF e ao final da década de 1990 já havia iniciativas similares em outras partes da Europa, nos Estados Unidos, Japão e Brasil. O número de membros da GFTN cresceu rapidamente e passou a incluir alguns dos principais grupos industriais dos segmentos que utilizam produtos extraídos de florestas, como a gigante IKEA, que comercializa móveis e está presente em 35 países.

As Nações Unidas reportaram em 2001 que mais da metade da demanda por produtos florestais certificados na década de 1990 foi gerada por companhias que faziam parte da Rede Global Comércio e Florestas do WWF. Atualmente centenas de empresas fazem parte da GFTN e o número cresce entre os países emergentes. Algumas das principais realizações da GFTN incluem:

  • 276 empresas participantes já utilizam o Guia GFTN de Compras Responsáveis de Produtos Florestais para comercializar artigos de maneira sustentável. Essas companhias e comunidades compram ou vendem anualmente 147 milhões de metros cúbicos de produtos florestais. O número representa mais de 10% da produção mundial de madeira em toras e resultou em vendas anuais superiores a 46 bilhões de dólares.
  • 60 proprietários e manejadores florestais assumiram o compromisso de manter cerca de 20 milhões de hectares de florestas no sudeste asiático (Indonésia, Malásia e Vietnã), América Latina e Caribe (Brasil, Peru, Bolívia, Costa Rica, Honduras, Nicarágua, Guatemala e Panamá) sob gerenciamento sustentável e certificado. Outras 79 companhias e comunidades que administram cerca de 5,3 milhões de hectares estão em diferentes estágios de implementação do processo. 
  • A GFTN gerou 321 consultas com valor estimado de 465 milhões de dólares por parte de membros da cadeia comercial de produtos florestais ou candidatos que desejam comprar produtos de forma mais responsável de membros da rede. 118 destas consultas se transformaram em negócios avaliados em 203 milhões de dólares. 
  • Mais de 3 mil pessoas com influência em processos decisórios de países em desenvolvimento foram treinadas para comprar, especificar e financiar produtos florestais de forma responsável. 
  • Mais de 2 mil representantes da indústria e de comunidades são treinados em práticas sustentáveis de manejo florestal. 
  • Mais de 2,5 mil representantes da indústria e de comunidades em todo o mundo têm acesso a mercados globais para produtos florestais gerados de forma responsável. 
  • Mais de 750 famílias são apoiadas pela GFTN em todo o mundo, especialmente no Brasil, Peru e Bolívia. Outras 352 famílias são apoiadas por companhias que se encontram em diferentes estágios no processo de candidatura à GFTN. 
  • As empresas que participam da GFTN empregam 1,5 milhão de pessoas em todo o mundo. Deste total, 132 mil empregos são no setor florestal, número que representa cerca de 1% de toda a mão de obra empregada pelo segmento florestal. 
  • Exigências inovadoras e pioneiras para produtores obterem certificação de forma gradual. Esse modelo soluciona situações em que há uma forte necessidade de proteger florestas ameaçadas, mas os processos de gerenciamento e certificação responsáveis passam por dificuldades.
Notícias
WWF-Brasil promove ações de coexistência com onças-pintadas

01 dez 2022

Pequenos criadores de gado, indígenas e ribeirinhos participam de oficina em Apuí, no sul do Amazonas

Vozes das Florestas em Defesa dos Territórios é tema da Semana Chico Mendes 2021

16 dez 2021

Promovida anualmente desde o assassinato do ambientalista, o evento é idealizado e organizado pelo Comitê Chico Mendes 

DOE AGORA
DOE AGORA