Programa Adote uma Nascente (PAN)

outubro, 02 2006

Autor/Responsável pela Experiência: Vandete Inês Maldaner; Gilda Maria Ferreira; Maria do Céu Barros de Oliveira; Inti Arantes de Oliveira Entidade promotora da Experiência: SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS DO DISTRITO FEDERAL - SEMARH População Beneficiada: Diretamente – Os proprietários das áreas das nascentes cadastradas e os usuários das águas das nascentes contempladas no PAN, (cerca de mil pessoas); Indiretamente - Toda a população do Distrito Federal (cerca de 2.000.000 de pessoas); Localização: O Programa abrange todo o Distrito Federal Período em que a Experiência foi desenvolvida: 2001 a 2005
Localização: O Programa abrange todo o Distrito Federal
Período em que a Experiência foi desenvolvida: 2001 a 2005

RESUMO DA EXPERIÊNCIA
O Programa Adote uma Nascente é desenvolvido na SEMARH desde 2001 e é voltado às pessoas que se proponham a desenvolver ações que promovam impactos positivos nas nascentes e no meio ambiente do DF. Os voluntários podem participar como adotantes, responsáveis diretos pelas ações de proteção e recuperação das nascentes ou como padrinhos, colaborando com os adotantes na execução das ações propostas.
De outubro de 2001 a dezembro de 2003 foram cadastradas 25 nascentes, no ano de 2004 foi firmada uma parceria com o WWF - Brasil que levou ao incremento no número de nascentes adotadas para 120 ao término da parceria.
Os principais resultados do Programa são um aumento no número de nascentes protegidas no DF, a identificação e a caracterização de 150 nascentes no âmbito do DF e uma maior participação da comunidade na gestão dos recursos hídricos.