© WWF-Brasil

Water Stewardship Alliance - AWS

É de conhecimento amplo que, das Nações Unidas para as comunidades rurais às salas de reuniões corporativas, as questões referentes a água estão na agenda global como nunca antes.

O WWF-Brasil integra a iniciativa da Rede WWF e atua com governos e empresas, investidores e outros, para que conheçam suas pegadas e tornem-se melhores administradores de água, trabalhando em conjunto para melhor gerir este recurso essencial.

Praticamente todos os setores de negócios dependem da água, de uma forma ou de outra. No entanto, vários segmentos de mercado, como supermercados, fabricantes de roupas, de microchip, enfim, estão apenas começando a entender o que este elemento, do qual a vida é gerada, significa para eles, seus lucros e sua viabilidade a longo prazo.

Mais do que ser um usuário eficiente deste recurso natural, Stewardship, significa ter uma atitude responsável, realizar e promover a gestão sustentável dos recursos de água doce.

Além da redução da pegada de água e reduzindo o impacto dos usuários individuais, o WWF-Brasil propõe que as empresas olhem para fora de suas próprias operações. O objetivo é contribuir para a redefinição do papel do setor privado, de forma a apoiar e a promover a melhoria da governança da bacia hídrica de abastecimento, para o benefício das pessoas e da natureza.

Exemplos deste trabalho incluem:
  • Promover a gestão da água do setor privado em nível global
O WWF está intimamente envolvido em iniciativas de engajamento empresarial em torno da água, tais como CEO Water Mandate das Nações Unidas e do Fórum Econômico Mundial. Estamos dirigindo normas de uso da água, através da Aliança para o Manejo de Água e do apoio à consolidação de ferramentas para medição da pegada hídrica em parceria com a Water Footprint Network.

Atuamos para o engajamento de grandes usuários de água (ex. empresas de bebidas, commodities agrícolas, etc.) no cálculo da pegada hídrica de produtos e cadeias produtivas, dos riscos atuais e futuros nas bacias hidrográficas de atuação e na redução ou mitigação dos mesmos.
  • Envolver-se com empresas individuais para reduzir os impactos de seu consumo de água
O WWF é a parceira ideal para a empresa Coca-Cola, SABMiller, H & M e Marks & Spencer, entre outros, para identificar oportunidades para melhorar a gestão da água. Buscamos facilitar o engajamento do setor privado com políticas públicas para a conservação dos recursos hídricos em nossas bacias hidrográficas prioritárias.

O foco nesse sentido é engajar as empresas em mesas redondas e fóruns de redução da pegada hídrica com vistas a uma potencial certificação da água (ex. Alliance for Water Stewardship).
  • Promover a gestão da água do setor público no nível da bacia hidrográfica
Isso inclui a medição de consumo de água e os impactos no nível da bacia hidrográfica, demonstrando soluções para reduzir esses impactos, e promover políticas nacionais e internacionais que incentivam a boa gestão da água e garantam os fluxos ambientais.

Com o objetivo de consolidar e expandir iniciativas, o WWF-Brasil dentro desta parceria, atua no engajamento do setor público visando a incorporação dos conceitos e experiências nas políticas públicas de recursos hídricos e formulação de marcos regulatórios de uso sustentável dos recursos hídricos

  •  
© WWF-Brasil / Adriano Gambarini

DOE AGORA
DOE AGORA