Lembre dos cinco R´s

Os efeitos de milhões de toneladas de lixo, dispostos ao ar livre, descartados em rios e mares e infiltrados no subsolo, mantém-se por séculos e até milênios.
A contaminação do ambiente é um problema social, mas também diz respeito à cultura individual do desperdício e do descartável.
A fórmula dos “5 Rs” ajuda na conduta de cada um:
- Repense hábitos e atitudes;
- Reduza a geração e o descarte;
- Reutilize para aumentar o tempo útil do produto;
- Recicle e transforme-o num novo produto;
- Recuse aqueles que agridem a saúde e o ambiente.
Saiba como você pode contribuir para a preservação da Mata Atlântica
Como o impacto dos resíduos sólidos, os recursos hídricos estão ameaçados por esgotos domésticos, despejos industriais, lixões, e principalmente pela exploração intensa desse bem finito.
A conservação da água depende da economia e regulação de seu uso pela sociedade. No banheiro de uma casa, por exemplo, gasta-se 80% do consumo individual, mas é bom lembrar que a água também está embutida na irrigação dos alimentos, na fabricação de bebidas, etc.
Cada indivíduo pode economizar fechando a torneira, eliminando vazamentos, evitando a mangueira, entre tantas ações possíveis.
Produzir energia é uma das principais fontes de agressão ao ambiente natural, seja por hidrelétricas, carvão, petróleo, gás natural, nuclear.
O consumo anual individual pode ser reduzido simplesmente pelo corte de eletrodomésticos desnecessários, pelo uso lâmpadas fluorescentes ou economia na hora de lavar e passar roupa.