© ODAIR LEAL / WWF-BRASIL

WWF E BOMBEIROS DO ACRE SE UNEM NA LUTA CONTRA QUEIMADAS 

Organização doa 163 peças de combate ao fogo e equipamentos de proteção individual para a corporação militar, entre elas bombas flutuantes, bombas costais, abafadores, sopradores, luvas e capacetes

 

16 de junho de 2020

 

Quando começa a estação seca na Amazônia, os bombeiros já sabem que as queimadas vão aumentar. Isso significa que, além de atender ocorrências dentro das cidades, os agentes precisam se deslocar para pontos mais afastados. Em um estado como o Acre, com extensas áreas de floresta cercadas por propriedades rurais, cujos donos frequentemente usam fogo para limpeza dos roçados, os riscos de as chamas fugirem do controle e atingirem a vegetação são altos. Por isso, é fundamental agir rapidamente para evitar grandes estragos. 

Outra dificuldade no Acre é que há locais inacessíveis de carro e caminhão. Para combater o fogo em situações assim, os bombeiros precisam de ferramentas mais leves, como abafadores e bombas costais, além enxadas e terçados para produzir aceiros e evitar que a área não queimada seja atingida. Embora seja uma ação mais manual, faz toda a diferença para a conservação da floresta.

O fogo, que não deu trégua em 2019, segue intenso. De janeiro a maio de 2020, o Corpo de Bombeiros do Acre atendeu 85% mais ocorrências de queimadas do que no mesmo período do ano passado. E a estação seca ainda nem tinha chegado. Como agosto e setembro são, historicamente, os meses com mais registros de queimadas, a expectativa é de que os chamados aumentem ainda mais a partir de agora. 

Para fortalecer o trabalho dos Bombeiros do Acre, no dia 5 de junho, o WWF-Brasil doou 163 peças de combate ao fogo e equipamentos de proteção individual para a corporação – como bombas flutuantes para captação de água, bombas costais, abafadores, sopradores, máscaras, luvas e capacetes. Carregadas como mochilas, as bombas costais armazenam até 20 litros de água e são importantes nessas localidades em que as viaturas não alcançam.

© ODAIR LEAL / WWF-BRASIL







O tenente Freitas Filho salienta que as queimadas no Acre costumam triplicar na estação seca e que ações como a do WWF são fundamentais para ajudar a equipar o Corpo de Bombeiros para o combate ao fogo.

“O Corpo de Bombeiros Militar do Acre é uma instituição que, incansavelmente, vem lutando em favor da preservação da Amazônia. A preservação da fauna e da flora, sem dúvida nenhuma, faz parte da nossa missão fim, sendo um dos pilares de nossa atuação”, ressalta o tenente Freitas Filho. 

De acordo com o oficial, ações como a do WWF são fundamentais para suprir os batalhões com os instrumentos necessários para o combate às queimadas, que costumam triplicar no período seco, o chamado “verão amazônico”. “Por meio dessas parcerias, podemos estar equipados para uma melhor ação de combate ao fogo. Elas são essenciais para as nossas atividades em todo o Acre”, acrescenta o militar.

VEJA MAIS IMAGENS