Fórum chega a um acordo para achar soluções para a produção de soja sustentável

março, 21 2005

Conferência sobre o tema foi realizada na semana passada, em Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu – A 1ª Conferência do Fórum Global sobre Soja Sustentável terminou na sexta-feira com o compromisso dos participantes de continuar o processo de discussão para adotar práticas para uma produção menos impactante de soja, incluindo o desenvolvimento e o fomento de uma produção mais responsável.

Eles também se comprometeram a continuar a discussão de forma transparente, aberta, multi setorial e participativa. A conferência durou dois dias e atraiu mais de 200 pessoas da cadeia produtiva da soja, desde pequenos e grandes produtores a indústria de alimentação e intermediadores, além de organizações não governamentais de caráter social e ambiental.

O WWF reconhece que a soja é a maior fonte de renda para muitos países da América do Sul. Porém, o boom da soja tem alto custo social e ecológico nos maiores produtores como o Brasil, a Argentina e o Paraguai. A expansão das áreas de cultura sem critérios já contribuiu bastante para a destruição de áreas de floresta e cerrado, muito importantes para o equilíbrio do meio ambiente.

Nos próximos 20 anos, a demanda mundial por soja deve aumentar em 60%. Isso poderá resultar em mais impactos negativos para o meio ambiente e para as comunidades que vivem nas áreas produtoras. Em alguns locais, a monocultura em larga escala está expulsando as famílias que moram nas vizinhanças. Ao mesmo tempo em que reconhecem a existência desses problemas, os participantes da conferência também ressaltam a importância econômica da produção de soja.

"Esse primeiro passo é encorajador para começarmos a lidar com este tema, que é um dos mais urgentes atualmente em termos sociais e ambientais”, disse Rosa Lemos, Superintendente de Conservação do WWF-Brasil e membro do Comitê Organizador do Fórum. "Houve um consenso generalizado de que devemos continuar esse diálogo. O WWF gostaria que todos os atores da cadeia produtiva participassem desse processo.”

Nota aos Editores:
A 1ª Conferência do Fórum Global sobre Soja Sustentável é uma iniciativa da Rede WWF, uma rede ambientalista mundial, e das seguintes entidades:
Coop Switzerland - rede de supermercados suíços que há muitos anos vem assumindo um papel ativo no campo da produção sustentável de diferentes tipos de produtos comestíveis e não-comestíveis.
Cordaid - instituição católica, com base na Holanda que visa ajudar o desenvolvimento humano.
Fetraf-Sul/CUT - Federação de Trabalhadores da Família Agrícola da Região Sul, composta por mais de 150 sindicatos de trabalhadores rurais da região sul do Brasil.
Grupo André Maggi -  um dos principais produtores de soja do Brasil.
Unilever - manufaturador de produtos consumidos em massa.