Guia para Criar e Implementar Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs)

28 novembro 2006
Capa do Guia para Criar e Implementar RPPNs, organizado pela Associação dos Proprietários de Reservas Particulares do Patrimônio Natural de Mato Grosso do Sul (Repams), WWF-Brasil e CI-Brasil.
© Allison Ishy

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma unidade de conservação, prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). É criada pela vontade do proprietário rural.

Em 2006, as RPPNs completam 10 anos de histórias e lutas em prol da conservação de áreas privadas, consolidando-se como uma das mais importantes categorias de Unidades de Conservação.

Além de preservar belezas cênicas e ambientes históricos, as RPPNs assumem, cada vez mais, objetivos de proteção de recursos hídricos, manejo de recursos naturais, desenvolvimento de pesquisas cientificas, manutenção de equilíbrios climáticos ecológicos entre vários outros serviços ambientais. Atividades recreativas, turísticas, de educação e pesquisa são permitidas na reserva, desde que sejam autorizadas pelo órgão ambiental responsável pelo seu reconhecimento.