Conselho Deliberativo | WWF Brasil

Rita Pinho de Carvalho
Sérgio Besserman Vianna

Roberto Pedote - Presidente do Conselho Deliberativo

Em uma carreira de mais de 30 anos, Roberto Pedote é membro do Conselho Deliberativo do WWF-Brasil desde 2015 e co-presidente do Conselho de Serviços de Estrutura e Engenharia de Mills, além de treinar executivos e empreendedores e apoiar outras iniciativas do terceiro setor.

Entre 2015 e 2018, foi Reitor do Insper, responsável pela pós-graduação e educação executiva. Anteriormente, atuou por sete anos como vice-presidente financeiro, jurídico e de relações com investidores da Natura. Ele começou sua carreira na Unilever, onde teve uma carreira de 17 anos trabalhando no Brasil, Inglaterra e Chile. Ele também passou dois anos na Nokia como CFO entre 2006 e 2008.

Ele participou em 2014 e 2015 como membro do conselho global do International Integrated Reporting Council (IIRCC), da Global Reporting Initiative (GRI) e do Banco Mundial para o Desenvolvimento da Sustentabilidade (WBCSD) como membro da equipe de avaliação de externalidades.

É formado em Administração Pública pela FGV-SP, Direito pela USP e possui MBA pela Universidade de Michigan. Pedote é de São Paulo, casado e tem quatro filhos.

Seu mandato como presidente do Conselho do WWF-Brasil tem início em 21 de dezembro de 2019.

Rachel Biderman Furriela - Vice-Presidente do Conselho Deliberativo

Diretora do World Resources Institute no Brasil (WRI). Coordenadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP, 2008-2011). Coordenadora do curso de “Gestão de Baixo Carbono” e professora no MBA de Gestão da Sustentabilidade (FGV), coordenando projetos nos temas: legislação ambiental, mudanças climáticas e compras sustentáveis. Lecionou Legislação Ambiental e Problemas Ambientais em diferentes universidades em São Paulo. Foi fundadora do Observatório do Clima, uma das coordenadoras do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e presidente do Conselho do Greenpeace Brasil (2011-2013). Autora do livro "Democracia, Cidadania e Proteção Ambiental" e co-autora de livros infantis sobre meio ambiente e sustentabilidade. Membro do conselho do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Instituto Marina Silva, Fundacion Futuro Latino Americano (FFLA).

Advogada, graduada em Direito na Universidade de São Paulo (1990). Mestrado: Ciências Ambientais, Universidade de São Paulo (1999); International Legal Studies, American University Washington College of Law (1992). Fellow do Programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Harvard JFK School of Government, 2009. PHD em Administração Pública, FGV (2011).

Conselheiros

Antonio Paulo de Azevedo Sodré
Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), completou o curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas pela COPPEAD/UFRJ (1974) e, a seguir, o Mestrado em Economia pela The London School of Economics and Political Sciences (1978).

Trabalhou na área Internacional do Banco de Boston, na área de Corporate Finance do Banco Multiplic, foi responsável pela área de Mercado de Capitais da IBRASA Investimentos Brasileiros e Superintendente de Relações com Empresas da Comissão de Valores Mobiliários. Foi um dos fundadores da Capitaltec Consultoria Econômica (1983) e do Banco Brascan (1989), dos quais foi Sócio-Diretor e Presidente, respectivamente, até dezembro de 2005. Entre 2006 e 2010, dedicou-se ao estudo de Literatura Brasileira e Portuguesa (PUC-RJ).

Conselheiro do WWF-Brasil desde setembro de 2013, lidera o Comitê de Nomeações. Presidiu o Comitê do Fundo de Transição do Programa ARPA – Áreas Protegidas da Amazônia entre julho de 2014 e julho de 2018. Foi presidente do Conselho Deliberativo do WWF-Brasil de dezembro de 2016 até dezembro de 2019.

Carlos Afonso Nobre
Natural da cidade de São Paulo, formou-se em Engenharia Eletrônica em 1974, no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. Entretanto, desde o quarto ano do curso de engenharia, interessou-se pela área de meio ambiente, mais especificamente a 'física do ambiente'.

No final de 1975, ingressou no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus, o que despertou seu interesse científico pela Amazônia. Foi buscar formação específica através de doutorado em Meteorologia no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, onde permaneceu de 1977 a 1982, e envolveu-se com meteorologia dinâmica da região tropical, trabalhando com o prof. Jule Charney e o dr. J. Shukla. Este assunto era importante para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e, ao retornar ao país, no início de 1983, buscou colocação naquele instituto. Desde então, participa ativamente e com prazer da pós-graduação em meteorologia do INPE, tendo já formado vários mestres e doutores.

Participou de diversos experimentos científicos observacionais na Amazônia nos anos 80 e 90, como, por exemplo, o experimento Anglo-Brasileiro de Observações do Clima Amazônico (ABRACOS), de 1990 a 1996.  Em 1988, como pesquisador visitante na Universidade de Maryland, desenvolveu estudos pioneiros sobre os impactos climáticos dos desmatamentos amazônicos.

Em 1991, simultaneamente ao desenvolvimento de pesquisas sobre Amazônia, um outro desafio surgiu à sua frente ao ser convidado a assumir a chefia do então Projeto de Implantação do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do INPE. Desde 1993 até o presente, atua como coordenador científico e liderou a implementação do Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA).

Daniel Bleecker Parke
Sócio da MegaWhat, plataforma de Inteligência em Energia. Membro do Conselho Consultivo da Comerc Energia. Conselheiro da WWF América Latina e Caribe & do Instituto do Meio Ambiente da Universidade Estadual de Delaware/EUA.

Foi Diretor Geral da Agência Estado e membro do Comitê Executivo do Grupo Estado de 2008 a 2017, Diretor Regional da Thomson Financial Latin America entre 2004 e 2008 & montou e gerenciou a unidade da América Latina da Bloomberg entre 1993 e 2004.

Presidiu o Conselho Consultivo da The Nature Conservancy (TNC) do Brasil. Também foi Diretor do Conselho de Administração da Escola Americana de São Paulo (Graded) de 2001 a 2013 e presidente da sua fundação filantrópica, São Paulo Education Foundation de 2015 a 2018. Foi membro do Comitê Executivo global da FISD (Financial Services Division) da Associação da Industria de Software e Informação entre 2013 e 2017.

Heloísa Helena Rios de Carvalho Nigro
Trabalhou 15 anos na Tetra Pak, passando por todos os cargos de direção em marketing no Brasil, na América Latina e na matriz global (Unilever). Antes disso atuou como consultora em marketing e agronegócios. No terceiro setor, também tem 15 anos de atuação, integrando diferentes organizações como Láctea Brasil, campanha ambiental "Eu Transformo", LIDE, Membro do grupo Mulheres pelo Brasil (Luiza Helena Trajano), dentre várias ações de responsabilidade social na Tetra Pak no Brasil e exterior.

Graduada em Administração (UFMG, 1995), com pós-graduação em Marketing (Dom Cabral, 1997), MBA em Administração de Empresas (IBMEC, 2000) e MBA em Marketing (ESPM, 2003).

José Augusto Raposo Alentejano
Comanda um Family Office onde é responsável por investimentos e gestão de patrimônio. Trabalhou em empresas de televisão, alimentos, mineração e produtos florestais, e engenharia. Desde 2002 dedica parte do seu tempo ao aperfeiçoamento da gestão de organizações do terceiro setor como o WWF-Brasil, a Junior Achievement do Rio de Janeiro, a Associação Ser Cidadão e o Funbio-Fundo Brasileiro para a Biodiversidade.

Engenheiro Mecânico e Mestre em Ciência da Computação pela PUC-Rio, possui diversos cursos nas áreas de finanças, gestão de patrimônio, planejamento e gestão empresarial nos EUA e na Europa.

Luís Antonio Semeghini de Souza
Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1988). Mestre em Direito Comercial Internacional pela Notre Dame University, Inglaterra (1991). Admitido na Ordem dos Advogados do Brasil em 1988.

Advogado atuante em infra-estrutura desde 1988, em 2001 foi um dos fundadores de Souza, Cescon Avedissian, Barrieu e Flesch Advogados. Luis Antonio foi recentemente considerado pela Chambers and Partners, na publicação World’s Leading Lawyers (www.chambersandpartners.com), um dos advogados mais proeminentes na área de financiamento de projetos ("Project Finance"). Atua nas áreas de Direito Bancário, Societário e Financeiro, Mercado de Capitais e Financiamento de Projetos.

Luiz Carlos de Lima
Fundador e sócio da Consultoria “Act!on” com 4 anos de atuação. 15 anos de atuação em posições executivas e de liderança em Finanças, RH e Central de Serviços, com 30 anos de atuação profissional e experiência em vários contextos e culturas (empresas nacionais e multinacionais, internacionais, startups, familiares).

Formação de Coach com certificação pelo Instituto Eco-Social e pelo Coactive Coach Institute. Professor do Insper de Financas (cursos executivos) desde de 2016. Facilitou o Grupo Gestor Interino do WWF-Brasil entre agosto/2016 e fevereiro/2017. Formado em Adiminstração de Empresas pela FEA/USP (1990), Pós-graduação em Finanças na FEA com Programa de Intercâmbio com a Universidade de Estocolomo–Suécia (1996) e com MBA em International Management pela Thunderbird (2004).

Rita Pinho de Carvalho
Formada em design gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais com especialização em gestão empresarial e marketing pela Fundação Dom Cabral.

Possui experiência na área comunicação empresarial e marketing, atendendo a clientes de empresas de médio e grande porte, coordenação de equipes e realização de eventos. Experiência também na criação e desenvolvimento de produtos promocionais.

Atualmente trabalha com relações internacionais e negócios internacionais na Fumsoft, uma associação sem fins lucrativos de empresas de TI em Minas Gerais. Trabalhou anteriormente no setor de empreendedorismo, incubação e aceleração de empresas na mesma instituição.

Sérgio Besserman Vianna
Presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, desde junho de 2016, e professor do Departamento de Economia da PUC-RJ.

Funcionário de carreira do BNDES (1987-99), tendo exercido a Diretoria de Planejamento entre 1996 e 99. Foi presidente do IBGE (1999-2003) e do Instituto Pereira Passos da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (2005-08 e 2015-16). Presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro e o Grupo de Trabalho da cidade para a Rio+20 (2010-12) e assessor do Prefeito no exercício da Presidência do C40 (2013-15).

Ganhou Prêmio Jornalista & Cia/HSBC na categoria Especial de Personalidade do Ano em Sustentabilidade. Ganhou, em 2013, também na categoria revista Amanhã o Prêmio "Faz a Diferença" das Organizações Globo. É membro do Conselho Diretor ou Consultivo de diversas organizações não governamentais como a Fundação Roberto Marinho, a CI, o FUNBIO, o ICLEI, o Conselho de Sustentabilidade da Fíbria e de outras organizações ligadas a temas sociais ou ambientais. Preside o Conselho da SDSN Brasil. Articulista do Jornal O Globo.