Conselho Consultivo

Dr. Paulo Nogueira-Neto (presidente emérito)

Álvaro Antonio Cardoso de Souza
Antonio Martins Fadiga
Antonio Paulo de Azevedo Sodré
Daniel Bleecker Parke

Eduardo Mazzaferro Ehlers
Haakon Lorentzen
José Eli da Veiga
Luís Antonio Semeghini de Souza
Philippe Prufer
Rachel Biderman Furriela
Rita de Pinho Carvalho
Roberto Silva Waack

Dr. Paulo Nogueira-Neto (1922-2019)
É Presidente Emérito do WWF-Brasil.

Foi um dos mais respeitados ambientalistas do país, considerado um dos pais do ambientalismo brasileiro. Dirigiu da Secretaria Especial do Meio Ambiente – SEMA, entre 1973 e 85, na época o órgão federal responsável pelo setor, sendo considerado o primeiro ministro do meio ambiente do Brasil. Foi membro da Comissão Brundtland de Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas, que criou o conceito de Desenvolvimento Sustentável (1983-86). Foi Secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal (1985-87). Ex-membro do Board do World Resources Institute; Vice Presidente do International Bee Research Association; membro do International Advisory Group do PP-G7 (assessor do World Bank); Presidente da Fundação Ambiental e Florestal do Estado de São Paulo. Foi membro do Conselho de Administração da CETESB/SP. Presidente da ADEMA-SP (Associação de Defesa do Meio Ambiente - São Paulo), entidade conservacionista, e Vice-presidente da SOS Mata Atlântica. Bacharel em Direito (USP, 1945) e Bacharel em História Natural (USP, 1959). Professor Titular Emérito da Cadeira de Ecologia Geral do Instituto de Biociências da USP. Foi um dos fundadores do Departamento de Ecologia Geral, no Instituto de Biociências da USP. Aposentou-se em 1992, mas continua orientando teses de doutorado. Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, no grau de Grã Cruz, em abril de 1999, no Palácio do Planalto. Recebeu, em novembro de 2006, a condecoração federal Ordem Nacional do Mérito no grau de comendador. Recebeu o Duke of Edinburgh Conservation Award, a maior distinção oferecida pela Rede WWF, pelos incansáveis serviços prestados à conservação ambiental, em 1997. Membro também da Ordem do Ipiranga, do Governo do Estado de São Paulo. Membro da Academia Paulista de Letras.

Álvaro Antonio Cardoso de Souza
Álvaro Antonio Cardoso de Souza é Diretor da AdS – Gestão, Consultoria e Investimentos Ltda. Foi Presidente do Conselho da GOL - Linhas Aéreas Inteligentes, Membro do Conselho Internacional do WWF International, atual Presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO), Membro do Conselho da Unidas S/A, Membro do Conselho do Banco Triangulo S/A (TRIBANCO) e Membro do Comitê de Auditoria da AMBEV. Desenvolveu sua carreira nas áreas de banco de investimentos em diferentes empresas do CITIGROUP, onde trabalhou por 32 anos no Brasil e no exterior. Foi Presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil entre 2002 e 2013. Álvaro nasceu em Portugal e possui graduação em Economia e Administração de Empresas pela Universidade Católica de São Paulo.

Antonio Fadiga
Um dos mais destacados profissionais da propaganda brasileira, já foi indicado para o prêmio Caboré/Meio&Mensagem em Planejamento, eleito Publicitário do Ano no Prêmio Colunistas e também eleito como melhor profissional de Atendimento e Planejamento pela APP. Trabalhou nas Indústrias Têxteis Santista, chegando à supervisão das áreas de Propaganda e Promoção. Trabalhou em agências internacionais como BBDO e Leo Burnett. Por 13 anos foi Diretor Geral da Young & Rubicam Brasil, além de integrante do Board na América Latina. Foi CEO e sócio da Fischer por 14 anos, acumulando a função de CMO da holding Totalcom e CEO da Rede Fischer (Brasil, Argentina, Colômbia e Portugal). Desde 2014 é CEO e sócio da Artplan, reconhecido grupo de comunicação Brasileiro. Formou-se em Comunicação pela USP e se especializou em Marketing na FGV. Ampliou seu conhecimento através de inúmeros cursos de Management & Business em Nova York, Chicago, Boston, Toronto e Munique, além de seminários e congressos nacionais.

Antonio Paulo de Azevedo Sodré
Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), completou o curso de Pós-Graduação em Administração de Empresas pela COPPEAD/UFRJ (1974) e, a seguir, o Mestrado em Economia pela The London School of Economics and Political Sciences (1978). Trabalhou na área Internacional do Banco de Boston, na área de Corporate Finance do Banco Multiplic, foi responsável pela área de Mercado de Capitais da IBRASA Investimentos Brasileiros e Superintendente de Relações com Empresas da Comissão de Valores Mobiliários. Foi um dos fundadores da Capitaltec Consultoria Econômica (1983) e do Banco Brascan (1989), dos quais foi Sócio-Diretor e Presidente, respectivamente, até dezembro de 2005. Entre 2006 e 2010, dedicou-se ao estudo de Literatura Brasileira e Portuguesa (PUC-RJ). Conselheiro do WWF-Brasil desde setembro de 2013, lidera o Comitê de Nomeações. Presidiu o Comitê do Fundo de Transição do Programa ARPA – Áreas Protegidas da Amazônia entre julho de 2014 e julho de 2018. Foi presidente do Conselho Deliberativo do WWF-Brasil de dezembro de 2016 até dezembro de 2019.

Daniel Bleecker Parke
Sócio da MegaWhat, plataforma de Inteligência em Energia. Membro do Conselho Consultivo da Comerc Energia. Conselheiro da WWF América Latina e Caribe & do Instituto do Meio Ambiente da Universidade Estadual de Delaware/EUA. Foi Diretor Geral da Agência Estado e membro do Comitê Executivo do Grupo Estado de 2008 a 2017, Diretor Regional da Thomson Financial Latin America entre 2004 e 2008 & montou e gerenciou a unidade da América Latina da Bloomberg entre 1993 e 2004. Presidiu o Conselho Consultivo da The Nature Conservancy (TNC) do Brasil. Também foi Diretor do Conselho de Administração da Escola Americana de São Paulo (Graded) de 2001 a 2013 e presidente da sua fundação filantrópica, São Paulo Education Foundation de 2015 a 2018. Foi membro do Comitê Executivo global da FISD (Financial Services Division) da Associação da Industria de Software e Informação entre 2013 e 2017.

Eduardo Mazzaferro Ehlers
Eduardo Ehlers é diretor de graduação do Centro Universitário Senac. Formado em engenharia agronômica pela Universidade de São Paulo, concluiu seu mestrado sobre agricultura sustentável em 1994 no Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo. Em 2003 doutorou-se pelo mesmo Programa com tese sobre recuperação da Mata Atlântica no Estado de São Paulo. Trabalhou no serviço de apoio local da Fundação Interamericana (IAF), organização do governo norte-americano que apóia projetos de desenvolvimento na América Latina. Foi consultor do WWF-BR, do Banco Mundial, do PNUD, do Ministério do Meio Ambiente dentre outras organizações que desenvolvem e apoiam projetos socioambientais. Dentre os livros e artigos publicados destacam-se: “Agricultura sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma”, 1999; o capítulo sobre “Agricultura sustentável” da Agenda 21 Brasileira, 2000, (co-autor), “Patrimônio Ambiental Brasileiro”, 2003 (co-autor), “O que é agricultura sustentável”, 2009. Participou de conselhos de organizações do terceiro setor, como a Associação de Agricultura Orgânica e a Associação Pró Bocaina. Foi membro do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da cidade de São Paulo, do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP e do Conselho Deliberativo da Estação Ciência, da Universidade de São Paulo.

Haakon Lorentzen
Formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e graduado em Administração de Empresas pela Harvard University. No passado, foi Presidente do Conselho de Administração da Carboindustrial S.A. e Provida S.A.. Foi membro do Conselho de Administração da Ideiasnet S.A. e da Aracruz Celulose S.A.. É Diretor Presidente da Lorentzen Empreendimentos S.A., holding de investimentos em produtos florestais, transportes marítimos e tecnologia de informação. É também Diretor Presidente das seguintes empresas: Companhia de Navegação Norsul, Nebra Participações S.A., Picumnus Participações S.A, Scutellata Participações S.A., Loxosceles Participações S.A., Tiba Participações S.A. e PBS Pro Banking Systems S.A., e Diretor Vice-Presidente da Norbrasa Empreendimentos S.A.. É Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Navegação Norsul.

José Eli da Veiga
José Eli da Veiga é professor titular de economia da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador de seu Núcleo de Economia Socioambiental (NESA), e orientador em dois programas de pós-graduação: Relações Internacionais (IRI-USP) e Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). Além de artigos em periódicos científicos nacionais e estrangeiros, e diversos capítulos de obras coletivas, publicou 20 livros e é colaborador das colunas de opinião do jornal Valor Econômico e da revista Página22.

Luís Antonio Semeghini de Souza
Formado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1988). Mestre em Direito Comercial Internacional pela Notre Dame University, Inglaterra (1991). Admitido na Ordem dos Advogados do Brasil em 1988. Advogado atuante em infra-estrutura desde 1988, em 2001 foi um dos fundadores de Souza, Cescon Avedissian, Barrieu e Flesch Advogados. Luis Antonio foi recentemente considerado pela Chambers and Partners, na publicação World’s Leading Lawyers (www.chambersandpartners.com), um dos advogados mais proeminentes na área de financiamento de projetos ("Project Finance"). Atua nas áreas de Direito Bancário, Societário e Financeiro, Mercado de Capitais e Financiamento de Projetos.

Philippe Prufer
Foi executivo da Eli Lily and Company de 1988 a 2009, tendo exercido várias posições no Brasil, EUA, Argentina e Europa. Suas duas últimas posições na Eli Lilly foram Vice-Presidente European Mid Size Markets e Gerente Geral Brasil/Cone Sul. Em 2005, foi reconhecido como Executivo de Valor no setor Farmacêutico pelo jornal Valor Econômico. Nesse ano também recebeu o prêmio "Spirit of Amcham Brasil". Em 2009 recebeu o prêmio "Wertman Alumni Service Award" da Ross Michigan Business School. Fundador da GTT (Brasil), Vamida (Rep.Tcheca/Áustria) e investidor da TNH Digital Health (Brasil). Atua também como presidente do Conselho da GTT, como Advisor da JGP Health Care Fund (Brasil) e da Global Health Care Advisor for Actis (Reino Unido) e CEO da SKP (Brasil). Membro dos Conselhos da Mangels, Fundação Dom Cabral, Instituto Ayrton Senna e da Ross Michigan Business School. No passado já atuou como conselheiro da Amcham (Brasil e Argentina), Interfarma (Brasil), Caeme (Argentina) e Lincoln American International School (Argentina). Foi Presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil entre 2013 e 2015 e é membro do Conselho do WWF Internacional, com mandato até 2019. Formado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui MBA pela Ross Michigan Business School da Universidade de Michigan (EUA), além de outros cursos e treinamentos em Harvard (EUA) e INSEAD (França).

Rachel Biderman Furriela
Vice-Presidente Sênior das Américas na Conservação Internacional (CI). Coordenadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces), da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP, 2008-2011). Coordenadora do curso de “Gestão de Baixo Carbono” e professora no MBA de Gestão da Sustentabilidade (FGV), coordenando projetos nos temas: legislação ambiental, mudanças climáticas e compras sustentáveis. Lecionou Legislação Ambiental e Problemas Ambientais em diferentes universidades em São Paulo. Foi Diretora Executiva do World Resources Institute no Brasil (WRI), fundadora do Observatório do Clima, uma das coordenadoras do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas e presidente do Conselho do Greenpeace Brasil (2011-2013). Autora do livro "Democracia, Cidadania e Proteção Ambiental" e co-autora de livros infantis sobre meio ambiente e sustentabilidade. Membro do conselho do Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), Instituto Marina Silva, Fundacion Futuro Latino Americano (FFLA).

Advogada, graduada em Direito na Universidade de São Paulo (1990). Mestrado: Ciências Ambientais, Universidade de São Paulo (1999); International Legal Studies, American University Washington College of Law (1992). Fellow do Programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade, Harvard JFK School of Government, 2009. PHD em Administração Pública, FGV (2011).

Rita Pinho de Carvalho
Formada em design gráfico pela Universidade Estadual de Minas Gerais com especialização em gestão empresarial e marketing pela Fundação Dom Cabral. Possui experiência na área comunicação empresarial e marketing, atendendo a clientes de empresas de médio e grande porte, coordenação de equipes e realização de eventos. Experiência também na criação e desenvolvimento de produtos promocionais. Atualmente trabalha com relações internacionais e negócios internacionais na Fumsoft, uma associação sem fins lucrativos de empresas de TI em Minas Gerais. Trabalhou anteriormente no setor de empreendedorismo, incubação e aceleração de empresas na mesma instituição.

Roberto Silva Waack
Fundador da Amata S.A. e presidente do seu Conselho Administrativo. Atualmente membro de conselhos de organizações como GRI – Global Reporting Initiative, Instituto Ethos, FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, ISE Bovespa e EPC/FGV – Empresas para o Clima da Fundação Getúlio Vargas. Foi membro do conselho e chairman do FSC – Forest Stewardship Council e de outras organizações nacionais e internacionais relacionadas à sustentabilidade, mudanças climáticas e florestas. Integra o Grupo Orientador da Coalizão Brasil - Clima, Florestas e Agricultura. Foi presidente da Amata S. A., da Orsa Florestal e diretor de empresas farmacêuticas como Boehringer Ingelheim, Vallée e Pasteur Mérieux. Biólogo e mestre em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração e Economia da Universidade de São Paulo, com concentração na área da Nova Economia Institucional, tendo também realizado vários cursos de especialização no Brasil e exterior com foco em gestão estratégica, gestão tecnológica e marketing. Foi Presidente do Conselho Deliberativo do WWF-Brasil entre 2015 e 2016.

*ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 8/6/2021