Já pensou em caminhar por 3 mil km de natureza? Venha conhecer o Caminho da Mata Atlântica! | WWF Brasil

10 Abril 2018   |
Imagem do Parque Estadual Pico do Paraná (PR), parte do traçado do Caminho da Mata Atlântica
© Ernesto Castro
Por Taís Meireles

Já imaginou uma trilha de mais de 3 mil km no Brasil? Rodeada de natureza, com cenários de floresta e mar, para você caminhar, escalar e passar alguns dos melhores dias da sua vida. Esse é o Caminho da Mata Atlântica, uma trilha de longuíssimo percurso, que está nascendo entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O projeto, idealizado em 2012, vem crescendo cada vez mais e acaba de ganhar um site dedicado à concretização da trilha. O traçado macro do Caminho vem sendo construído por toda a cadeia montanhosa da Serra do Mar, do Parque Nacional dos Aparados da Serra-RS ao Parque Estadual do Desengano-RJ, englobando uma série de locais de grande potencial turístico e de conservação da natureza.

Atualmente, o Caminho da Mata Atlântica faz parte do Movimento Borandá, incubado pelo WWF-Brasil, o CMA, é uma iniciativa de muitos parceiros, incluindo áreas naturais protegidas públicas e privadas, clubes e federações de montanhismo, grupos de trilhas, guias e empresas de ecoturismo e de turismo de aventura, voluntários, entre outros.

Porém, a ideia é que o projeto ganha ainda mais escala! Quem quiser se voluntariar, pode entrar em contato pelo próprio site, assim como quem quiser enviar depoimentos sobre o Caminho ou imagens das paisagens por onde ele passa. A conexão entre a trilha e o cuidado com a natureza também é uma preocupação do projeto, que busca disseminar conteúdos educativos de manejo e uso público de áreas protegidas, por exemplo.

Acesse o novo site aqui!