Você sabia? 18% da Amazônia foram destruídos pelo homem | WWF Brasil

Você sabia? 18% da Amazônia foram destruídos pelo homem

08 Março 2013   |
Desmatamento na Amazônia associado à pecuária
O desmatamento associado à pecuária poderia ser evitado se a atividade fosse mais eficiente
© WWF-Brasil/Bruno Taitson
Cerca de 18% da Amazônia brasileira já desapareceu pela ação do homem. O impacto do desmatamento é maior do que podemos imaginar: nos cursos de água, na degradação do habitat, na diminuição da biodiversidade, na piora das condições de vida das populações amazônicas... É impossível fazer uma lista com todas as consequências negativas do desmatamento, mas sem dúvida o aumento do efeito estufa é uma das principais.

Estima-se que, no Brasil, 75% da emissão de CO2, principal responsável pelo efeito estufa, deva-se à perda de cobertura vegetal. A Amazônia, com a sua imensa área de florestas sendo constantemente devastada (sobretudo pela atividade pecuária), tem um papel preponderante nesta questão. Há ainda outro agravante. Ao contrário de outros países, a matriz energética brasileira é quase que totalmente hidrelétrica, e qualquer desequilíbrio hídrico irá também impactar na energia que consumimos. A Hora do Planeta está aí para ajudar a conscientizar — e chamar para ação — o maior número de pessoas em relação a este e a outros graves problemas.
Desmatamento na Amazônia associado à pecuária