22 de abril, Dia da Terra: Nossa casa, tão linda e tão frágil | WWF Brasil

22 de abril, Dia da Terra: Nossa casa, tão linda e tão frágil

22 Abril 2019
Por Bruna M. Cenço

Nesta segunda, 22 de abril, comemoramos o Dia da Terra. Mas, o que realmente significa essa data?

O Dia da Terra surgiu na década de 1970 e, ao longo dos anos, foi adotado globalmente, sempre com o objetivo de chamar as pessoas para refletir sobre como podemos proteger o nosso planeta – o que implica na própria sobrevivência do ser humano.

O chamado pode ser visto como um contraponto à desconexão, cada vez maior, da humanidade com a natureza. Às vezes, parece que nos esquecemos que nossas atitudes têm um impacto direto neste planeta e que o meio ambiente está profundamente relacionado com o nosso dia-a-dia.

O resultado desta dissintonia aparece toda vez que ligamos a televisão, no noticiário global ou local. A relação entre mudanças climáticas e o aumento dos eventos extremos, como chuvas e secas intensas, já foi comprovada pela ciência e tem trazido um número enorme e crescente de perdas ambientais e humanas.

As mudanças climáticas são o maior desafio da nossa sociedade, mas viver em harmonia com a natureza, conectado no planeta, ainda é possível. Para que isso aconteça, o primeiro passo é encarar o problema e fazer um reconhecimento de campo, olhando para nós mesmos e para o ambiente nos cerca.

Durante a Hora do Planeta, milhares de cidades e milhões de pessoas, em mais de 180 países, mostraram sua preocupação com as questões ambientais. Porém, isso não terminou às 21h30 do dia 30 de março. A Hora do Planeta chamou as pessoas para analisarem seus hábitos e ver como poderiam ser mais sustentáveis. É o tal do olhar para si mesmo.

Agora, devemos olhar para o nosso redor, nos reconhecer dentro da realidade à nossa volta. E que tal fazer isto aproveitando o Dia da Terra, de uma forma leve?

O documentário Nosso Planeta (Our Planet) é uma produção original da NetFlix e foi desenvolvido em parceria com o WWF. São oito episódios que mostram como, “das profundezas dos altos-mares, das nossas selvas mais recônditas às mais longínquas regiões polares ou desérticas”, tudo em nosso planeta está relacionado.

Com imagens lindas e uma abordagem direta, a série traz questões de conservação, ao mesmo tempo em que apresenta diferentes animais em suas respectivas regiões de origem. Assim, nos reaproxima deste incrível mundo em que vivemos, desvendando curiosidades e desafios da biodiversidade global.

Para quem quer um pouco mais, o site da série ainda traz uma boa dose de conteúdo de conservação, com um globo interativo com soluções simples que podem resgatar os preciosos habitats da Terra.

Além de mostrar a beleza da nossa casa comum, Nosso Planeta é um convite à conscientização do quanto ele e frágil e de como as nossas atitudes importam para a sua preservação. Então, aproveite a data, assista e reflita. Assim como toda hora é Hora do Planeta, todo dia deve ser Dia da Terra.

Comentários

blog comments powered by Disqus
DOE AGORA
DOE AGORA