Hora do Planeta: Roda de conversa lança livro sobre Antropoceno | WWF Brasil

Hora do Planeta: Roda de conversa lança livro sobre Antropoceno

20 Março 2019


Por WWF-Brasil

O WWF-Brasil, em parceria com a Unibes Cultural, a Editora 34, o Instituto Palas Athena e a Rádio Vozes, realiza uma roda de conversa sobre “O Antropoceno e a Ciência do Sistema Terra”, novo livro do economista José Eli da Veiga.

O evento acontece no dia 28 de março, das 10h às 13h, na Unibes Cultural, em São Paulo e é o pontapé inicial das atividades da Hora do Planeta 2019, que acontece no dia 30 de março, das 20h30 às 21h30 em todo o mundo.
 
Na roda de conversa, Veiga conversa com Lia Diskin (Instituto Palas Athena) e Paulina Chamorro (Rádio Vozes) sobre a Ciência do Sistema Terra, com a participação do público.

As vagas são limitadas. Inscrições podem ser feitas no link: http://bit.ly/ANTROPOCENO

Contexto
Desde meados do século XX, os humanos passaram a exercer pressões excessivas sobre alguns dos mais relevantes ciclos biogeoquímicos, como os do carbono e do nitrogênio. Ao mesmo tempo em que ocorria a inédita escalada geral de outros impactos artificiais (antrópicos) sobre a biosfera. Talvez baste lembrar que, de todo o dióxido de carbono atribuível às atividades humanas hoje estocado na atmosfera, três quartos foram emitidos apenas no curto lapso dos últimos setenta anos.
 
No piscar de olhos histórico em que viveram as três últimas gerações, o número de veículos motorizados passou de 40 milhões para 850 milhões. A produção de plásticos de mero milhão de toneladas para 350 milhões de toneladas. A quantidade de nitrogênio sintético (principalmente para fertilização agrícola) foi de 4 milhões de toneladas para mais de 85 milhões de toneladas. Somados à erosão da biodiversidade e à acidificação dos oceanos, esses rapidíssimos saltos caracterizam “A Grande Aceleração”.
 
É desafiador descrever o ambiente científico em que emergiu a proposta de uma nova Época Geológica. O livro busca contribuir para essa compreensão.
 
Participantes
José Eli da Veiga - É professor sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP). Por trinta anos (1983-2012) foi docente do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA-USP), onde obteve o título de professor titular em 1996. Além de artigos em periódicos científicos nacionais e estrangeiros, e diversos capítulos de obras coletivas, publicou mais de vinte livros, entre os quais: Amor à ciência: ensaio sobre o materialismo darwiniano (Senac SP, 2017), Para entender o desenvolvimento sustentável (Editora 34, 2015) e A desgovernança mundial da sustentabilidade (Editora 34, 2013). É colaborador das colunas “Opinião”, do jornal Valor Econômico, e “Análise”, da revista Página 22. Veiga faz parte do Conselho Consultivo do WWF-Brasil.

Lia Diskin - Cofundadora da Associação Palas Athena. Educadora, palestrante internacional, criadora de programas socioassistenciais e socioeducativos no Brasil e no exterior. Editora de mais de 50 obras de autores consagrados, coautora de diversas publicações e autora de: “Paz, Como se Faz? – Semeando Cultura de Paz nas Escolas; “Vamos Ubuntar? Um Convite para Cultivar a Paz” (UNESCO) e “Cultura de Paz - Redes de Convivência” (SENAC). Coordenadora do Comitê da Cultura de Paz, uma parceria Palas Athena e UNESCO. Detentora de inúmeras premiações, entre elas: por sua contribuição na área de Direitos Humanos e Cultura de Paz recebido na comemoração dos 60 anos da UNESCO; o Prêmio Internacional da Jamnalal Bajaj Foundation, da Índia, por sua contribuição na promoção dos valores gandhianos; o Prêmio Trip Transformadores 2010.

Paulina Chamorro - Editora de sustentabilidade da Rádio Vozes, onde apresenta o programa/podcast “Vozes do Planeta” e colaboradora da National Geographic Brasil no projeto Planeta ou Plástico. Premiada jornalista e radialista, é especializada em assuntos ambientais há duas décadas. Coordenadora de meio ambiente das Rádios Eldorado e Estadão de 2007 a 2016, apresentou os programas “Planeta Eldorado” e “Planeta Estadão” e coordenou o projeto “Pintou Limpeza” de educação ambiental no Grupo Estado por 9 anos. É produtora da documentarista Céline Cousteau no projeto Tribes on the Edge, Amazônia. Vencedora de dois prêmios Chico Mendes como melhor programa de rádio, em 2016 recebeu também a Medalha João Pedro Cardoso, do Governo do Estado de São Paulo, por se dedicar a difundir o meio ambiente e a cultura.
 
Hora do Planeta
A Hora do Planeta é a maior mobilização global voluntária de sensibilização para as questões de mudanças climáticas e seu impacto na biodiversidade e na vida das pessoas. Hoje ela vai muito além do apagar das luzes por uma hora, com uma calendário de eventos que acontecem em todo mundo por vários dias. Lançada há 11 anos pelo WWF, em 2019 o auge da Hora do Planeta acontece em 30 de Março, sábado, das 20h30 às 21h30. Saiba mais em: www.horadoplaneta.org.br
 
Roda de conversa
Data: 28 de março de 2019
Horário: 10h às 13h
Local: Unibes Cultural, rua Oscar Freire, 2.500 (próximo ao metrô Sumaré)
DOE AGORA
DOE AGORA