Até 25/3: últimos dias de inscrições de estudantes na olimpíada Restaura Natureza

23 março 2022


Competição colaborativa convida estudantes e professores de escolas de todo o Brasil a se engajarem em ações de restauração

Por Restaura Natureza

No dia 25 de março serão encerradas as inscrições dos estudantes para participar da Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, competição colaborativa escolar do WWF-Brasil organizada pela Quero na Escola, alinhada à Década da ONU da Restauração de Ecossistemas (2021-2030). A Restaura Natureza é voltada a estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A inscrição é realizada pelo site restauranatureza.org.br
 
O encerramento da inscrição dos estudantes na Primeira Fase da Restaura Natureza, que é online e individual, no dia 25 de março, também finaliza o período de realizar os quizzes, que valem pontos para a competição. Portanto, é importante que professores que estão formando seus grupos para a Segunda Fase confiram se todos os estudantes estão inscritos e os incentive a acumular o máximo de pontos da Primeira Fase. 

Para participarem da Segunda Fase, os estudantes precisam já terem se inscrito na primeira e terem sua participação validada por um professor responsável num grupo de até cinco integrantes. Nesta etapa, que segue até dia 6 de maio, os estudantes vão realizar uma ação prática a ser executada em grupo. Estas ações poderão ser de plantio, uso de tecnologia, campanhas de engajamento ou outras formas que a criatividade alcançar. 

“Estamos na reta final fase online, e os estudantes ainda têm a chance de melhorarem sua pontuação com os quizzes e ganharem conhecimento que irá ajudá-los na fase de ação prática. O contato com os nove Temas Formativos apresentados na Primeira fase é uma base importante para a Segunda fase, que proporciona a vivência prática relacionada à restauração da natureza”, afirma Cinthia Rodrigues, cofundadora da Quero na Escola, associação sem fins lucrativos voltada à educação. 

Restaura Natureza na Hora do Planeta 

 A Restaura Natureza é um dos temas de engajamento da campanha Hora do Planeta 2022 no Brasil, que acontece neste ano dia 26 de março, próximo sábado. Promovida pela rede WWF desde 2007 e com participação de 7 mil cidades em 192 países e territórios, no Brasil divulgar e participar da olimpíada Restaura Natureza foi uma das ações propostas para pessoas, empresas, governos e organizações da sociedade se engajarem. 

“A Hora do Planeta é uma chamada à mobilização por ações concretas solidárias em defesa das pessoas e da natureza. A Restaura Natureza é uma solução coletiva que reconhece o papel da comunidade escolar como ponto de partida para conscientizar não apenas estudantes, professores e suas famílias, mas despertar toda a sociedade para os desafios socioambientais”, afirma Gabriela Yamaguchi, diretora da Engajamento do WWF-Brasil.  

No desenvolvimento da Restaura Natureza foram consideradas as demandas da comunidade escolar, identificadas em um processo de escuta realizado em escolas de diversas cidades brasileiras. A equipe de especialistas em restauração do WWF-Brasil e parceiros técnicos também compartilharam as necessidades e temas urgentes da temática ambiental com a Quero na Escola. “Foi uma colaboração para identificar oportunidades de aproximar os jovens de temas muito atuais e urgentes como o estresse hídrico, a crise climática e a defesa dos direitos de comunidades tradicionais e povos indígenas”, afirma Thiago Belote, líder de restauração do WWF-Brasil.  

A Restaura Natureza tem parceria institucional com os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema e a Mauricio de Sousa Produções, que escalou o carismático personagem Chico Bento para ser embaixador da olimpíada.  

A iniciativa conta com o apoio da marca Bom Ar®, da Reckitt Hygiene Comercial, com quem o WWF-Brasil iniciou em 2021 uma parceria de três anos pela restauração do Cerrado e da Mata Atlântica. “Esperamos ampliar parcerias e identificar complementaridades com outras iniciativas, organizações, coletivos e atores da sociedade para agir coletivamente, acolhendo a diversidade e fortalecendo as soluções locais”, diz Gabriela Yamaguchi, do WWF-Brasil. 

Quando:  
Primeira Fase: até 25 de março de 2022  
Segunda Fase: até 06 de maio de 2022 
Site: www.restauranatureza.org.br  

Sobre o WWF-Brasil  

O WWF-Brasil é uma ONG brasileira que há 25 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. Conheça: wwf.org.br  

Sobre a Quero na Escola  

A Quero na Escola é uma associação sem fins lucrativos dedicada a iniciativas educacionais. Usa a tecnologia para ouvir as demandas dos estudantes por aprendizados além do currículo obrigatório e conecta voluntários para atender às solicitações dentro das próprias escolas públicas. Conheça: queronaescola.com.br   
DOE AGORA
DOE AGORA