Construir o futuro com justiça climática é a proposta da Hora do Planeta 2022

15 março 2022


Ação será no dia 26 de março às 20h30 e visa conscientizar as pessoas sobre a importância de restaurar a natureza

Por WWF-Brasil 

Muito mais que apagar as luzes de fachadas, monumentos, residências e prédios públicos, a Hora do Planeta é o maior e mais tradicional movimento global de conscientização sobre a natureza do mundo e visa engajar e conscientizar as pessoas sobre a importância de proteger e preservar o meio ambiente. Pela terceira vez consecutiva e ainda no contexto da pandemia, a Hora do Planeta – ação realizada pela Rede WWF – terá formato digital e trará como tema #ConstruaNossoFuturo. Anote na agenda: 26/03 (sábado), das 20h30 às 21h30 – horário de Brasília.

A Hora do Planeta 2022 no Brasil dará continuidade à mobilização e aos debates da COP-26, buscando dar visibilidade a projetos de restauração de ecossistemas e a vozes da juventude, dos povos tradicionais, dos indígenas, das comunidades extrativistas e das populações periféricas mais fragilizadas - pois são eles os que mais sofrem com a conta da injustiça climática. 

Mas o que é justiça climática?

É garantir que as pessoas que menos causam o aquecimento global, mas que são as primeiras e mais prejudicadas pela crise climática, tenham seus direitos preservados. Por exemplo, no campo, os agricultores que produzem de maneira responsável – cuidando da natureza para que seus recursos sejam suficientes para o agora e assegurando que não acabem amanhã. Eles sofrem com as secas extremas ou o excesso de chuvas por causa das mudanças climáticas e perdem suas produções e fonte de renda.

“E esses são apenas os efeitos imediatos, assim como acontece com as enchentes nas grandes cidades. É fácil perceber que esse e outros grandes desafios ambientais não são questões só da natureza. O cenário e os problemas atuais impactam tanto o meio ambiente, quanto as pessoas. Por isso, a importância de construir hoje um futuro mais justo, saudável e harmonioso para todos”, explica Giselli Cavalcanti, Estrategista de Campanhas do WWF-Brasil.

“Como? Ouvindo e amplificando a voz de comunidades, apoiando soluções inovadoras apresentadas pelos jovens e incentivando que a juventude ocupe espaços de tomada de decisão e liderança. O mundo é feito por pessoas. São elas que vão nos tirar da atual rota de destruição  e precisamos começar essa mudança repensando nossos hábitos cotidianos e dando oportunidade para que novas lideranças tomem decisões. Nesse momento crítico, mais do que nunca, precisamos de coragem e da força da juventude para cobrar e exigir ações ambiciosas que protejam o nosso planeta”, complementa Cavalcanti.

Monumentos participantes

Uma das atrações da Hora do Planeta é o tradicional apagar de luzes de monumentos, fachadas e prédios históricos pelo mundo. No Brasil, o Cristo Redentor (RJ), MAC (RJ), Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ), Museu Histórico de Santa Catarina (SC), o Chalé da Pedra (Quixadá - CE), as três sedes do Instituto Moreira Salles ( Rio, São Paulo e Poços de Caldas), o Museu das Minas e dos Metais (MG) e o Espaço UFMG do Conhecimento (MG) são alguns dos monumentos confirmados na Hora do Planeta 2022.

“Estar diante de tantos desafios e retrocessos ambientais do nosso país requer união entre as pessoas. Por isso, convocamos a população brasileira para participar desse ato simbólico, apagando as luzes por apenas 1h, um gesto simples, mas que semeia o amor e o respeito de todos nós pelo planeta. Acreditamos que é preciso restaurar a natureza, assim como nossa relação com ela. É necessário parar de ignorar que o nosso planeta está sendo devastado e que só preservar não é mais o suficiente. É tempo de agir, é tempo de construir o nosso futuro”, finaliza Gabriela Yamaguchi – diretora de Engajamento do WWF-Brasil. 

A Hora do Planeta terá o personagem Chico Bento, novamente, como embaixador, além de uma série de atividades educativas e interativas como gameshow, peça de teatro, Cine Debate, entre outros. O WWF-Brasil estará nas Redes Sociais com toda a programação digital, trazendo convidados e temas atuais para o nosso dia a dia. Mais informações: https://www.wwf.org.br/participe/especiais/horadoplaneta/

Sobre a Hora do Planeta

É o principal movimento ambiental global da rede WWF. Lançada em Sydney em 2007, a Hora do Planeta cresceu e se tornou um dos maiores movimentos de base do mundo para o meio ambiente, inspirando indivíduos, comunidades, empresas e organizações em mais de 180 países e territórios a tomar ações ambientais tangíveis por mais de uma década.

Historicamente, a Hora do Planeta se concentrou na crise climática. Mais recentemente, tem abordado a questão premente da perda da natureza. O objetivo é criar um movimento imparável para a natureza, como aconteceu quando o mundo se uniu para enfrentar as mudanças climáticas.

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma organização da sociedade civil brasileira que há 25 anos atua coletivamente com parceiros da sociedade civil, academia, governos e empresas em todo país para combater a degradação socioambiental e defender a vida das pessoas e da natureza. Estamos conectados numa rede interdependente que busca soluções urgentes para a emergência climática. Conheça: wwf.org.br
DOE AGORA
DOE AGORA