Dia da Sobrecarga da Terra: Humanidade usa 75% a mais do que o planeta pode regenerar

28 julho 2022


Para frear déficit ecológico, soluções são reduzir desperdício de alimentos, reflorestar e reduzir pegada ecológica 

Com informações da Global Footprint Network 
 
 A cada ano, o Dia da Sobrecarga da Terra marca a data em que a humanidade usou todos os recursos biológicos que a Terra regenera durante todo o ano. Em 2022, essa data é 28 de julho, mais cedo do que no ano passado, marcando a retomada do ritmo de antes da pandemia, quando a data chegou a ser atrasada temporariamente em 24 dias.  

Atualmente, seriam necessários 1,75 planeta terra para suprir as demandas de consumo da população mundial, o maior índice desde a década de 1970 de acordo a National Footprint & Biocapacity Accounts (NFA) com base em conjuntos de dados da ONU agora produzidos pela FoDaFo e pela Universidade de York. 

No Brasil, a data é um pouco mais tarde e acontece no dia 12 de agosto. Ainda que o nosso país seja rico em recursos naturais, eles estão sob constante ameaça. Só no primeiro semestre deste ano, a área desmatada na Amazônia (3.988 Km2) foi de mais de 2,5 vezes a cidade de São Paulo, o maior índice desde 2016.  
 

Superação ecológica 

Desde o início da década de 1970, o planeta entrou em superação ecológica, ou seja, usa mais recursos em um ano do que pode recuperar naqueles 365 dias. Mais de 50 anos entrando em déficit ecológico anualmente e tendo que recorrer a uma reserva extra levaram a um cenário em que a seca extrema e a insegurança alimentar são agravadas por temperaturas excepcionalmente quentes.  
 
“Entre a pandemia, padrões climáticos mais selvagens e o ressurgimento ou intensificação de guerras em vários continentes, levando a uma enorme insegurança alimentar, a importância de promover a segurança de recursos para sustentar a prosperidade econômica está se tornando cada vez mais crítica para cidades, países e entidades empresariais”, disse o presidente da Global Footprint Network, Mathis Wackernagel. 
 
Adiando o dia da Sobrecarga da Terra  

Muitas soluções eficazes e economicamente benéficas já existem hoje para reverter o excesso ecológico e apoiar a regeneração biológica. Algumas delas são: reduzir o desperdício de alimentos mundial pela metade, o que atrasaria a data em 13 dias; reflorestar 350 milhões de hectares, ganhando mais 8 dias; e reduzir a pegada ecológica da população em 50% adiaria o dia da sobrecarga da terra em impressionantes 93 dias.  

As oportunidades surgem de todos os setores, seja da indústria, do varejo, dos governos federais e locais ou das universidades. Lançada em junho, a plataforma Power of Possibility (em inglês) mostra muitos exemplos práticos de solução classificados pelos cinco principais pilares de intervenção: biosfera saudável, energia, alimentos, cidades e população.  
 

Sobre a Global Footprint Network 

A Global Footprint Network é uma organização internacional de sustentabilidade que está ajudando o mundo a viver dentro de seus próprios meios e a responder às mudanças climáticas. Desde 2003, está presente em 50 países, 30 cidades e envolvida com 70 parceiros globais para fornecer dados científicos que impulsionaram políticas e decisões de investimento de alto impacto. Juntos, criam um futuro no qual todos podem prosperar dentro dos limites do planeta. www.footprintnetwork.org 
DOE AGORA
DOE AGORA